A Paraíba o tempo todo  |

TJ estuda reduzir expediente para economizar energia elétrica

 A Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba(TJPB) estuda novos meios de praticar economia no sistema de energia elétricas dos prédios das unidades judiciárias, visando redução de gastos. A Comissão é coordenada pelo juiz Josivaldo Félix e funciona no prédio do TJPB, localizado na praça João Pessoa, centro da Capital.

Após visitas à outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal, para conhecer os projetos de sustentabilidade que são aplicados, o magistrado Josivaldo informa que “o plano para 2014 é implantar um sistema que funcione através da flexibilização dos horários de funcionamento dos prédios do poder Judiciário”.

Encontra-se em fase de análise os dados técnico-científicos necessários para a execução do projeto de flexibilização dos horários. Desde já, o coordenador da Comissão adianta que, do ponto de vista financeiro, haverá economia. “Se começarmos e terminarmos uma hora mais cedo as atividades nas unidades judiciárias, podemos chegar a uma economia de R$160.000.00 mensais no estado da paraíba”, ressaltou.

Também para 2014, está sendo firmado uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde o TJPB deve disponibilizar o local do antigo Fórum da cidade de Malta. A intenção é que os estudantes possam fazer do lugar uma sede e por em prática aprendizados adquiridos em curso relacionados à área sustentável. Será tarefa dos estudantes, também, ministrar treinamentos para as pessoas que trabalharão no programa de sustentabilidade do Tribunal.

Durante o ano de 2013 foi iniciada a campanha ‘Sustentabilidade – a Justiça abraça essa ideia’, onde, simbolicamente, foram plantadas árvores para demonstrar que a comarca faz parte do projeto e tornar atraente a participação no mesmo. A aceitação da campanha Sustentabilidade tem sido crescente, no interior do estado. Já abraçaram a causa as cidades de Sousa, Rio Tinto, Campina Grande, Bayeux e Itabaiana, entre outras.

Devido a participação no programa de Sustentabilidade, as unidades judiciárias de João Pessoa contam com a coleta seletiva de resíduos sólidos. O pensamento é levar essa ideia para as demais cidades e, para isso, a comissão está buscando convênios com cooperativas de catadores de lixo no interior, informa a diretoria.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe