A Paraíba o tempo todo  |

Termina prazo para eleitores da PB solicitarem mudança temporária de local de votação

Exercer a cidadania fora do domicílio eleitoral.Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para os eleitores brasileiros solicitarem o voto em trânsito, para poder votar fora do domicílio eleitoral nas eleições de outubro. O voto em trânsito pode ser feito em municípios com mais de 100 mil eleitores, na Paraíba, as cidades escolhidas podem ser João Pessoa e Campina Grande, segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Para solicitar o voto em trânsito, é preciso comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo e levar um documento oficial com foto. A lista de cartórios eleitorais da Paraíba está disponível no site do TRE-PB. Não é possível fazer a transferência temporária de domicílio eleitoral por e-mail ou pelo e-Título.

Segundo o TSE, existem duas possibilidades de voto em trânsito. Se o eleitor escolher uma cidade no mesmo estado do seu domicílio eleitoral, ele pode votar para todos os cargos (presidente, governador, senador e deputados estadual e federal). Já se o eleitor escolher um município em um estado diferente do domicílio eleitoral, neste caso pode votar apenas para presidente.

Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito, mas eleitores brasileiros com título cadastrado no exterior podem votar em trânsito se estiverem no Brasil. Basta escolher um município brasileiro para estar no dia da votação. Neste caso, o voto é exclusivo para presidente.

O eleitor que estiver fora do seu estado no dia das eleições, só poderá votar para Presidente da Repúbica. Caso esteja em outros municípios do seu estado, pode votar na chapa completa.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe