Por pbagora.com.br

Termina nesta sexta-feira, 29, a vacinação contra febre aftosa nos assentamentos Antônio Eufrouzino, Venâncio Tomé e Vitória, localizados na zona rural de Campina Grande e que são assistidos pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção). A vacinação nesses assentamentos teve início na última quarta-feira, 27, e deve imunizar aproximadamente 800 animais.

A vacinação está sendo realizada apenas pela manhã e os proprietários devem levar os animais até a sede dos assentamentos, conforme informou o técnico em agroindústria da COONAP, Josiel Carlos, que alerta aos agricultores para que não deixem de vacinar os seus animais. As doses foram disponibilizadas e estão sendo aplicadas por técnicos da Secretaria de Agricultura do município de Campina Grande.

A campanha é realizada duas vezes por ano e a primeira etapa de 2013 aconteceu no mês de maio. Nos demais assentamentos que são assistidos pela COONAP em outros municípios, a vacinação é realizada de acordo com o calendário das prefeituras. A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa e que afeta principalmente bovinos de leite e de corte e suínos.

O primeiro sintoma da doença é uma febre alta, que diminui depois de dois a três dias, surgindo outros sintomas, até que o animal deixa de andar e de comer e emagrece rapidamente. Mesmo havendo a cura, o animal se torna portador assintomático e pode transmitir a doença.

 

Redação com Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Covid: em nova decisão justiça bloqueia mais de R$ 1,5 mi da Unimed/JP

A Justiça da Paraíba voltou a bloquear recursos da Unimed em João Pessoa em decisão que veio a público nesta quinta-feira (13). Dessa vez foi R$ 1,5 milhão da unidade…

TRF condena e deixa inelegível ex-prefeito de Cacimba de Dentro

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região em Recife/PE, condenou o ex-prefeito de Cacimba de Dentro, Edmilson Gomes de Souza e a sua irmã, Mônica Lúcia Gomes de Souza, que…