A Paraíba o tempo todo  |

TCE-PB define programação para o Seminário sobre a crise hídrica na Paraíba

 O Seminário “A Crise Hídrica no Semiárido Paraibano”, promovido pelo Tribunal de Contas da Paraíba, em cooperação com a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Estadual da Paraíba – UEPB, que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE, terá como primeiro palestrante o Professor Paulo Nobre, do CPTEC – IMPE, que abordará o tema “As Mudanças Climáticas em seu Significado para o Desenvolvimento do Nordeste do Brasil”.

 

O evento, que já está com as inscrições abertas ao público por meio do portal do TCE, no endereço tce.pb.gov.br, será aberto às 8h para credenciamento dos participantes. O presidente do TCE, conselheiro Arthur Cunha Lima faz a abertura oficial, e em seguida usam da palavra os conselheiros Marcos Antônio Costa e Fernando Rodrigues Catão, o Assessor do TCU na Paraíba, André Delgado de Souza e o professor Heber Pimentel Gomes.

 

O evento tem como finalidade debater a crise hídrica no Semiárido paraibano, resultante de um dos períodos de seca mais longos da história do Nordeste. O presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, destacou que o evento será uma oportunidade importante para a região, pela possibilidade de apontar caminhos e alternativas para os principais problemas do Semiárido, a exemplo da gestão e qualidade das águas, do abastecimento, e da expectativa de chegada da água da Transposição.

 

O Corregedor do TCE, conselheiro Fernando Catão, que idealizou o evento e é um dos responsáveis pelas articulações que trarão a João Pessoa nomes de reconhecimento regional e nacional nessa área, fará um resumo dos processos de Auditoria Operacional por ele coordenados nas Várzeas de Sousa e no sistema de abastecimento d’água de João Pessoa.

 

De acordo com a programação, às 10h, o professor, doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Lincoln Muniz Alves, falará sobre “Anatomia da Seca no Nordeste e Previsão Climática Sazonal”. Na oportunidade ele será mediado pelo professor Heber Pimentel Gomes da UFPB.

 

A programação permitirá discussões, entre outros, sobre “Mudanças Climáticas e Previsão Meteorológica para o Nordeste”; “A Qualidade da Água Atual dos Reservatórios de Abastecimento do Estado da Paraíba”; “Gestão dos Recursos Hídricos das Bacias do Semiárido Paraibanos”; “Expectativa da Chegada da Água da Transposição aos Reservatórios do Semiárido Paraibano”; e “Soluções Alternativas ao Abastecimento da Cidade de Campina Grande”.

 

Também fazem parte da mesma programação debates sobre “Alternativa para a Não Chegada das Águas da Transposição Antes do Colapso Total da Atual Capacidade do Reservatório Epitácio Pessoa”, e “Planta de Reuso de Águas Residuárias”.

 

Para as palestras e mediação dos debates, estão confirmados nomes como Paulo Nobre (CPTEC/INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe), Eduardo Pacheco Jordão( Universidade Federal do Rio de Janeiro) Heber Pimentel Gomes e Tarcísio Cabral (UFPB), Janiro Costa Rêgo (UFCG), Weruska Brasileiro Ferreira e Beatriz Ceballos (UEPB), João Azevedo (Secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia) e João Fernandes da Silva (Diretor Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado da Paraíba – AESA).

 

 

Ascom/TCE-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe