A Paraíba o tempo todo  |

Tartarugas de espécie ameaçada nascem em JP

158 tartarugas marinhas de espécie ameaçada nascem em JP

Na corrida pela vida, as pequenas tartarugas marinhas vão em direção ao mar do litoral de João Pessoa. Esta foi a cena que se pôde ver na tarde desta terça-feira, quando 158 tartarugas da espécie Pente saíram do ninho e chegaram com vida ao mar. Uma vitória para uma espécie que está ameaçada de extinção.
“Podemos dizer que ela está criticamente ameaçada de extinção. Em uma escala de zero a cinco no risco de extinção, a Tartaruga de Pente já está na escala três”, disse Rita Mascarenhas, Bióloga da Associação Guajiru, uma Organização Não Governamental que protege os ninhos e acompanha o nascimento de tartarugas no litoral de João Pessoa e Cabedelo.

O ninho de onde saíram as 158 tartaruguinhas nesta terça-feira foi o último da temporada iniciada em outubro do ano passado. Sob a supervisão da ONG Guajiru, cerca de 12.700 tartarugas nasceram e foram levadas para o mar entre outubro de 2008 e julho deste ano. “Isto parece muito, mas ainda é pouco se considerarmos a alta taxa de mortalidade”, disse a bióloga.

De cada mil Tartarugas de Pente nascidas, apenas uma chega à idade adulta, podendo viver até 100 anos. De acordo com a bióloga, nas primeiras horas no mar, 10% dos filhotes já servem de alimento para animais marinhos. Além da cadeia alimentar, uma das principais causas para a morte das tartarugas é a poluição do mar.

De acordo com Rita, os locais onde mais ninhos desta espécie são encontrados são o Litoral do Rio Grande do Norte e o litoral da Paraíba, sobretudo nas praias do Bessa, em João Pessoa e de Intermares, em Cabedelo.

Após a abertura do ninho, uma pequena palestra serve para orientar as pessoas que observam o trabalho da ONG e mostrar a importância de preservar o meio ambiente. “Eu já tinha visto o nascimento de tartarugas lá no Rio de janeiro. Mas a experiência aqui é diferente. Para mim é ótimo poder acompanhar este momento. Sou professora e pretendo usar isto nas minhas aulas”, disse a turista carioca Dalva dos Anjos.
 

 

O Norte

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe