A Paraíba o tempo todo  |

Sustentabilidade: ornamentação do Carnaval vai utilizar mais de 45 mil garrafas pet

Mais de 45 mil garrafas de plástico estão sendo recicladas e utilizadas na confecção da ornamentação carnavalesca produzida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com o artista plástico Elioenai Gomes. Os enfeites vão preparar as principais ruas e avenidas de João Pessoa para o Folia de Rua e o Carnaval 2013, eventos que contam com a promoção e o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Para o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, a reciclagem em prol da ornamentação do Carnaval é mais uma ação de incentivo e conscientização da educação ambiental em torno da sociedade. “Devemos utilizar o material que pode ser reaproveitado, e o cidadão pode nos ajudar nisso”, disse.

Segundo o artista, a decoração vai focar na diversidade cultural dos povos por meio de ícones, símbolos e muitas cores, que representam a alegria da festa carnavalesca. “A utilização de material reciclável tem por objetivo trazer à tona o consumo consciente e o destino correto do lixo”, acrescentou Elioenai. Segundo ele, no total, serão utilizadas mais de 45 mil garrafas plásticas, além de fitilhos de TNT, tendo como proposta mostrar a importância da utilização de materiais recicláveis na promoção da educação ambiental.

Confecção – A montagem das peças está sendo feita tanto na sede da Emlur, localizada na Avenida Minas Gerais, Bairro dos Estados, quanto no Ateliê Multicultural no Centro de João Pessoa. Mais de 200 pessoas estão participando do projeto, entre funcionários e profissionais habilitados na produção e instalação das peças na cidade, envolvendo, além da Emlur, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

De acordo com a coordenadora da Divisão de Arte e Cultura da Emlur (Diac), Antônia Souza, esta ação é uma expansão do trabalho que é realizado pelo departamento durante todo o ano, inclusive na ornamentação de outros eventos. “Além de contribuir com o meio ambiente, a ornamentação terá um efeito plástico belo e transparente”, enfatizou a coordenadora.

A ornamentação do Carnaval de João Pessoa será instalada entre os dias 25 e 30 de janeiro nas principais localidades onde ocorrerão os festejos carnavalescos: Ponto de Cem Réis, Rua Duarte da Silveira (local do desfile do Carnaval Tradição), Ladeira da Borborema, Praça Antenor Navarro, Parque Solon de Lucena (Lagoa) e Avenida Epitácio Pessoa (Corredor da Folia até Busto de Tamandaré).

Bloco da Limpeza – Já tradicional entre os servidores da Emlur, o Bloco da Limpeza, que conta com a alegria dos servidores da Autarquia, terá a sua prévia realizada nesta sexta feira (25), no Ateliê Multicultural. A saída do bloco está confirmada para o dia 2 de fevereiro, do Busto de Tamandaré. Este ano, o bloco terá como tema “Jogue o lixo no lixo pra gente poder brincar”, uma composição do maestro Jairo Gomes, com participação do Grupo de Percussão Baticumlata.

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe