A Paraíba o tempo todo  |

“Superlua” pode ser vista no Terraço da Estação Cabo Branco

A “Superlua” poderá ser vista no céu de João Pessoa neste domingo (10), a partir das 17h18, no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita, no entanto, as observações vão depender das condições climáticas do dia. Caso o céu esteja nublado não ocorrerá visualização.

 

O professor de astronomia, Marcos Jerônimo, explicou que a lua vai aparecer bem maior que de costume. “Essa é a maior de todas as aproximações do nosso satélite natural durante o ano, estando à lua no perigeu, ou seja, no ponto mais distante da terra, às 14h50 e distando 356,896 quilômetros de nosso planeta”, acrescentou.

 

A Superlua acontece porque a órbita da lua, em torno da terra, não é totalmente circular e sim elíptica. Sendo assim, a distância entre o astro e a terra varia bastante, de forma que, ocorre um ponto mais distante, chamado de apogeu lunar e outro mais próximo chamado de perigeu lunar, onde a diferença é de 50 mil quilômetros.

 

Quando o perigeu lunar coincide com a Lua cheia (com céu limpo e sem nuvens ao nascer), a lua parece ser 14% maior e 30% mais brilhante do que pareceria no apogeu. É a Superlua, uma boa oportunidade para experimentos fotográficos noturnos de paisagens.

 

“A Superlua é um fenômeno astronômico informal e relativamente comum. Em média, acontece uma vez a cada 13 meses e em alguns anos pode ocorrer mais de uma vez. No ano passado tivemos três Superluas, onde a mais próxima ocorreu no mês de junho”, finalizou.

 

Serviço:
Projeto Venha Ver a Lua

Observação: Lua e “Superlua”

Domingo (10)

Hora: 17h18

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A entrada gratuita.

*OBS: As observações vão depender das condições climáticas do dia. Caso o céu esteja nublado não ocorrerá visualização.

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

 


Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe