A Paraíba o tempo todo  |

Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual tem novo titular

O governador Ricardo Coutinho nomeou, nessa sexta-feira (5), o novo titular da Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Silva Barbosa, licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), egresso dos movimentos sociais nas áreas da participação popular e da juventude. A pasta era ocupada, cumulativamente, por Ana Paula Almeida, secretária executiva do Desenvolvimento Humano.

Ana Paula foi responsável pela implantação e condução, até agora, do Orçamento Democrático Estadual (OD Estadual), desde a formação da equipe até a realização dos ciclos 2011, 2012 e 2013.

“É gratificante constatar que a participação social na Paraíba é uma realidade, fruto de um compromisso de governo assimilado por uma população que anseia oportunidades, desejosa em contribuir, decisivamente, na formatação do empoderamento da sociedade civil”, comentou Ana Paula, que a partir de agora se dedica às atividades na pasta do Desenvolvimento Humano.
 

“A pedido do governador Ricardo Coutinho, nós estivemos acumulando os trabalhos dos dois setores, até o final da primeira etapa do ciclo do OD Estadual, mas agora, com a indicação do companheiro Hélio Barbosa, que era gerente regional em Campina Grande, vou me dedicar exclusivamente à Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Humano”, completou.
 

 Hélio Barbosa fez parte do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), de 2004 a 2010, foi membro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), de 2010 a 2011, atuando na comissão organizadora nacional da 2ª Conferência Nacional de Juventude, e vinha integrando a equipe do Orçamento Democrático Estadual, desde a sua implantação, em 2011, como gerente regional da 3ª Região Geoadministrativa, com sede em Campina Grande.

“Vamos dar continuidade a um trabalho sólido, compromissado, de promoção da cidadania participativa através da mobilização da sociedade civil, hoje empoderada, consciente das suas prerrogativas constitucionais e das suas responsabilidades”, avalia Hélio.

Ciclo do OD Estadual – O ciclo anual do Orçamento Democrático Estadual é dividido em diversas etapas, começando com as plenárias de audiência pública, que são realizadas nas 14 Regiões Geoadministrativas da Paraíba. Neste ano foram realizadas 16 audiências, todas com a participação do governador Ricardo Coutinho e seus auxiliares, diretos e indiretos.

“Em agosto estaremos percorrendo todo o Estado, realizando cerca de 50 assembleias de eleição de conselheiros, regionais e estaduais”, adiantou Hélio Barbosa.

Os conselheiros do Orçamento Democrático Estadual são voluntários da sociedade civil, eleitos para um mandato de dois anos, responsáveis pelo acompanhamento das obras, serviços e demais ações governamentais nas regiões.
 

 

Secom PB
  

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe