A Paraíba o tempo todo  |

Solidariedade: família autoriza doação de órgãos e salva vidas em três estados

Na Paraíba, um ato de solidariedade de uma família em luto permitiu trazer de volta a alegria de viver para pacientes na fila do transplante de órgãos na Paraíba, no Ceará e em São Paulo.

Emocionada, e ainda consternada pela precoce partida de uma criança de apenas 11 anos, a família autorizou que a equipe médica do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realizasse o procedimento de captação dos órgãos (coração, fígado e rins) para pacientes que aguardam na fila de transplantes no país.

De acordo com a unidade hospitalar, três brasileiros receberão os órgãos doados. Em resposta ao ato de solidariedade, a equipe médica do Trauma agradeceu de forma singela (vídeo) aos parentes da criança.

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, o coração foi destinado a uma criança de apenas 13 anos no estado do Ceará. O fígado permaneceu na Paraíba e será encaminhado para procedimento de transplanta no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Capital.

Ainda de acordo com a Saúde estadual, os rins da doadora serão encaminhados para o estado de São Paulo.

Segundo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Medeiros, a Paraíba bateu recorde de captação de órgãos em um ano em sua história. Até este momento, foram 16 captações.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe