A Paraíba o tempo todo  |

Socioeducando do CSE faz teste para seleção de base sub 19 do Botafogo

A Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente Alice Almeida- (Fundac), por meio da Diretoria Técnica (Eixo Esporte Cultura e Lazer), em parceria com o Botafogo Futebol Clube da Paraíba, está criando oportunidade de teste com um adolescente do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) para participar da Seleção de Base Sub 19 do time paraibano.

A indicação dele faz parte do projeto Revelando Campeões, que visa incluir jovens na prática esportiva profissional. O adolescente, que cumpre medida socioeducativa no CSE, se destacou e foi revelação durante os jogos escolares de 2017.

O coordenador do Eixo Esporte Cultura e Lazer e autor do projeto, Nilton Santos, informou que o objetivo é descobrir talentos entre adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Ele disse que a iniciativa foi prontamente aceita pelo presidente, Zezinho do Botafogo e pela gerente do time Gleide Costa.

“Este projeto pretende criar um núcleo de treinamento intensivo nas unidades socioeducativas e firmar parcerias com os times esportivos do Estado da Paraíba para que eles possam selecionar novos jogadores para os seus times”, declarou Nilton. E adiantou: “Para que possamos revelar campeões, precisamos primeiro revelar desejos, descobrir e despertar sonhos e esse projeto oferece essa oportunidade”.

Ele destacou também que o projeto Revelando Campeões pretende não só oferecer uma possibilidade de crescimento profissional, mas, sobretudo, despertar no jovem que cumpre medida socioeducativa a vontade de sonhar e pensar outras visões de mundo.

Com o apoio e acompanhamento do quadro de professores de Educação Física da Escola Almirante Saldanha na unidade socioeducativa, por meio desse projeto, adolescentes e jovens vêm sendo observados com esse olhar direcionado para o esporte profissional.

“A expectativa é muito grande já que o aluno participou e foi destaque da equipe”, disse Elson Junior, professor de Educação Física do CSE. Ele ressaltou que foi “um prazer muito grande” acompanhar um aluno em um teste na maior equipe de futebol da Paraíba e disse que o Botafogo está proporcionando um grande passo para vida deste jovem.

Prática Esportiva – Dentro das unidades socioeducativas, as práticas esportivas se colocam como ações de grande atração entre os internos, sobretudo o futebol, futsal e voleibol. Estes esportes estimulam os jovens a pensarem regras, condutas e possibilitam uma convivência pacífica, amenizando conflitos e selando acordos de paz.

“Um jogo de futebol tem a capacidade de ensinar sobre tomada de atitudes e condutas. Assim, a modalidade de futebol nesse projeto se coloca como uma matriz de inspiração e motivação para a prática de outras modalidades a que o projeto se propõe. Atletismo, vôlei, futsal e demais categorias podem vir a ser incorporadas durante o processo”, disse Nilton.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe