Subiu para 156 as localidades atingidas com as manchas de óleos nas praias. Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Na Paraíba, até a última sexta-feira,quatro praias ainda apresentam machas de óleo. São elas, as praias de Gramame, Tambaba, Praia do Amor e Jacumã.

Ao todo, pelo menos 16 praias dos municípios de Cabedelo, Conde e João Pessoa foram atingidas pelo óleo desde a semana passada.

O superintendente da Sudema, Aníbal Teixeira, informou que as praias do litoral paraibano atingidas pelas manchas foram totalmente limpas e estão em ótimas condições de balneabilidade com monitoramento diário por uma força-tarefa composta pela Capitania dos Portos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Sudema e prefeituras de João Pessoa, Cabedelo e Conde, na região meteopolitana.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comentou que foram mantidos contatos com os meios de hospedagem paraibanos e todos informaram não ter registrado cancelamentos de reservas por causa de problemas com poluição de praias.
“Nós não estamos enfrentando essa situação de poluição em grande escala no litoral. Mantivemos contatos informais com operadoras e todas nos garantiram não ter registrado cancelamentos de pacotes ou de vendas para a Paraíba. Isso é resultado do trabalho da limpeza feito nas praias e o acompanhamento diário da balneabilidade”, informou Ruth Avelino.

Segundo o último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado na sexta-feira (11), 71 municípios foram afetados em todos os 9 estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Uma investigação do governo federal aponta que o óleo que está poluindo as praias têm a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele viria. Segundo a Petrobras, trata-se de óleo cru, que não é produzido no Brasil.

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Perigo em duas rodas: MPPB defende aumento da fiscalização pelos órgãos para evitar acidentes

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) tem procurado reunir os órgãos responsáveis pelo trânsito na Paraíba com o intuito de implementar ações que possam reduzir o alarmante número de acidentes…

Concurso para Procuradoria do Estado terá 12 vagas e edital deve sair em novembro

O concurso público da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba terá 12 vagas para o cargo de procurador. A informação foi revelada pelo procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros. Fábio Andrade…