A Paraíba o tempo todo  |

Sindicalistas defendem manutenção da Cagepa

  Sindiágua-PB reitera defesa pela manutenção dos serviços públicos de água e esgoto, na Paraíba, em Sessão da Câmara da Capital

A manutenção da Capela, como estatal do poder público paraibano, voltou a ser recentemente propalada na Câmara Municipal de João Pessoa, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água (22 de março), cuja propositura foi apresentada pelo vereador Eduardo Carneiro (SD), subscrita pelo vereador Marco Antônio (PPS), por solicitação do Sindiágua-PB.

Na defesa de pontos de vista da entidade, uníssona entre todos os seus dirigentes, o presidente José Reno de Sousa, falando da tribuna da Câmara de Vereadores da Capital, construiu argumentos que se assentaram no binômio eficiência-eficácia, para reprovar, por completo, quaisquer insinuações que visem à municipalização e/privatização da empresa.

Discorrendo, enfaticamente, acerca da importância da água como o mais primoroso bem de consumo da Humanidade, Reno – como é mais conhecido o sindicalista – salientou que a ‘tese’, tanto da municipalização como da privatização, contraria, frontalmente, todo um conjunto de regras – determinadas e vigentes – construído em recente decisão do Congresso Nacional, em reconhecimento à eficiência e eficácia dos serviços prestados, pela Cagepa e congêneres, aos mais diversos setores da sociedade, também no que concerne ao saneamento básico.

Atraindo atenções, tanto de vereadores quanto de populares presentes à Sessão, o presidente do Sindiágua-PB ateve-se, com mais ênfase, à tese da municipalização, tomando, como pano-de-fundo da discussão, a cidade de Campina Grande. É que, segundo ele, na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), ventilou-se a possibilidade de se municipalizar esses serviços, o que foi prontamente rechaçado, pela entidade e via judicial, sob o argumento de que tal medida causaria sérios e inúmeros prejuízos, não só aos trabalhadores da empresa, porém, para toda a sociedade da Paraíba, sobretudo no que diz respeito à política de subsídios cruzados, que busca universalizar a prestação desses serviços, entre a população e os setores da economia, com positiva e profunda repercussão na saúde pública.



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe