A Paraíba o tempo todo  |

SES promove atividades em memória das vítimas de acidentes de trabalho

SES promove atividades em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Cerest e órgãos parceiros montam estrutura nesta quarta-feira, no Ponto de Cem Réis

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove nesta quarta-feira (28), uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A programação – que tem a participação de órgãos parceiros – será realizada no Ponto de Cem Réis, das 8h às 18h30. Durante todo o dia, haverá simulação de acidentes, oferta de exames e outros serviços de saúde, ato público e orientação à população sobre questões previdenciárias e relacionadas aos direitos dos trabalhadores.
 

O Corpo de Bombeiros, através de uma simulação, vai dar orientações sobre primeiros socorros em acidentes. A intenção é chamar a atenção da sociedade para os danos materiais e sociais do acidente de trabalho para a vida de um trabalhador e da sua família. “Pouca gente sabe, mas a pessoa que sofre uma lesão física no trajeto de casa ao trabalho (e vice-versa) ou contrai uma doença decorrente de sua atividade ou ambiente profissional é uma vítima de ‘acidente de trabalho’. Está na Lei 8.213/91. Estes casos precisam ser notificados ao Ministério da Saúde, mas a maioria passa despercebida”, lembrou a diretora do Cerest, Carmen Verônica Barbosa Almeida.
 

Exames de saúde – Profissionais da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene) estarão verificando a pressão arterial, fazendo exame de glicemia e realizando um trabalho educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O Serviço Social da Indústria (Sesi) vai instalar um serviço móvel para a realização do exame de audiometria, que mede o nível de audição. Ao detectar algum problema, os profissionais estão orientados a investigar se o agravo está relacionado com a atividade ocupacional da pessoa e encaminhar o caso, se ficar caracterizado acidente de trabalho.
 

A Previdência Social vai disponibilizar uma unidade móvel, no local. O Cerest vai montar uma tenda para distribuição de material educativo e apresentação de vídeos, que abordam questões relacionadas à saúde do trabalhador. A programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho será encerrada às 17h com um ato público que vai contar com a participação de representantes de sindicatos e centrais sindicais. Ainda dentro da programação, na próxima segunda-feira (3), às 15h, será realizada uma sessão pública na Assembléia Legislativa do Estado, onde serão discutidas as políticas públicas e outras ações de prevenção voltadas para a saúde do trabalhador.
 

Subnotificação – A diretora-geral do Cerest, Carmen Verônica Barbosa Almeida, afirmou que, com essa programação, o Governo do Estado que chamar a atenção da sociedade para os prejuízos da subnotificação com relação aos acidentes de trabalho. “A defasagem desses dados dificulta a construção de políticas públicas e a realização de estudos e pesquisas, imprescindíveis para implementar ações de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenir os riscos e danos decorrentes do trabalho e promover a saúde do trabalhador”, disse Carmen Verônica.
 

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, em 2008 foram notificados, na Paraíba, apenas 416 casos de acidentes de trabalho. Em 2009, foram somente 358. “Uma comparação entre os dados do Sinan e os da Previdência Social mostra uma disparidade grande entre os números. A Previdência Social notificou em 2008, 4.229 casos de acidente de trabalho, na Paraíba, um número dez vezes maior do que o do Sinan. Esta diferença exorbitante nos dados acontece, porque o órgão só notifica casos de trabalhadores com carteira assinada deixando de lado, trabalhadores rurais, domésticos e os do setor informal, que deveriam ser notificados no Sinan, mas isso também não é feito por falta de informação e preparo dos médicos que atendem nas unidades de saúde”, disse Carmen Verônica.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe