A Paraíba o tempo todo  |

Sertão paraibano é a região que tem mais probabilidade de descargas atmosféricas

Verão com possibilidades de chuvas, como tem sido registrado em alguns municípios paraibanos. Época propícia para a ocorrência de fenômenos como as descargas atmosféricas a exemplos dos raios. Isso ocorre a partir da existência de alguns fatores que contribuem para a ocorrência deles como localização, altura e umidade relativa do ar.

 

Na Paraíba, a região do Sertão tem mais probabilidade. Dez municípios paraibanos têm mais incidência de raios, tendo Bom Jesus, no Sertão do Estado, como a que tem maiores densidades de descargas por quilômetro quadrado (km²) por ano, segundo estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Segundo o chefe da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) 2 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, capitão Hugo Bezerra, as áreas com probabilidades de cair raios irá depende de alguns fatores: localização, altura e umidade do ar.

 

“No nosso Estado, quanto mais para o interior você estar, mais a chance de raios. Quanto mais seco é o clima e quanto maior a altura, maior a chance de raios”, afirmou, destacando que na Paraíba, os locais mais propensos a sofrer descargas atmosféricas são as regiões do interior e os altos prédios, que se encontram principalmente na Capital.

 

Uma das dicas de segurança e prevenção é ter uma instalação elétrica confiável, pois, de acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, esse é um caminho natural para descargas atmosféricas.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe