O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), tem auxiliado agricultores familiares, que trabalham com criação de bovinos e caprinos, na estocagem de sorgo para a alimentação do rebanho durante períodos de longa estiagem.

Um dos exemplos vem da região de Sousa, no Sertão paraibano, onde criadores confeccionam silos de superfície. O produtor Romero Lucena, de Vieirópolis, é um dos que têm investido no plantio de sorgo que, desde a semana passada, está transformando em silagem. “É uma nova alternativa de aproveitamento das potencialidades das várzeas de Sousa, diante das dificuldades de se trabalhar com outras culturas, a exemplo do coco”, comentou.

“Nos diversos municípios que compõem as várzeas na região de Sousa, é comum nas propriedades se observar a prática da silagem como suporte agropecuário”, acrescentou o gerente técnico da Empaer, Francisco de Assis Bernardino, destacando que muitos agricultores e criadores de gado têm buscado a orientação da Empaer para fazer o plantio de sorgo e construir silos de superfície. 

Outra vantagem, segundo Bernardino, são criadores que não usam produtos químicos na plantação de sorgo, ofertando ao rebanho ração de excelente qualidade. A partir do próximo ano, o produtor Romero pretende utilizar as próprias sementes de sorgo para fazer o plantio. “Outros proprietários poderiam também fazer sua silagem, e ter ração para manter seus rebanhos durante o período de estiagem, e até mesmo comercializar junto a outros criadores”.

Os trabalhos em Vieirópolis têm a orientação dos técnicos Gervásio Francisco Vieira e Daniel Sales de Abrantes, com o acompanhamento do gerente regional de Sousa, Francisco de Assis Bernardino.

 

Secom

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Bombeiros se mobilizam para encontrar banhista que desapareceu em Praia Bela

Uma verdadeira foi montada pelo Corpo de Bombeiros, já nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), em busca de um banhista que desapareceu nas águas da Praia Bela, no…

Com fim do mandato de Dodge, Bolsonaro avalia indicações para PGR

O primeiro mandato de dois anos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. A renovação do mandato de Dodge pelo mesmo período ou a escolha de um…