A Paraíba o tempo todo  |

Semob promove ações educativas de trânsito para conscientizar população de João Pessoa

Em referência às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa vai promover a Semana Nacional de Trânsito 2013, com diversas atividades educativas de 18 a 25 de setembro. A ação será realizada em conjunto com entidades e órgãos parceiros.

O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, informou que todo ano, durante a Semana Nacional de Trânsito, o órgão desenvolve ações educativas dentro do tema específico determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Procuramos a cada edição trabalhar o tema definido pelo Contran, buscando conscientizar as pessoas da importância do respeito às regras de trânsito, pois elas garantem a segurança de todos”, disse. Este ano o tema da semana é ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito. Efeitos, Responsabilidades e Escolhas’.

Durante as ações desenvolvidas, as equipes da Divisão de Educação (Died) da Semob e as entidades parceiras estarão no Ponto de Cem Réis dias 18, 19 e 20, das 8h às 17h. No dia 22, Dia Mundial Sem Carro, ocorre o Circuito Ciclístico que sairá do Busto de Tamandaré em direção ao Parque Solon de Lucena (Lagoa), das 8h às 17h. No dia 25 será o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, com ações educativas que vão ocorrer no Busto de Tamandaré, das 17h às 21h, com atrações musicais e distribuição de material educativo.

A chefe da Divisão de Educação (Died) da Semob, Gilmara Branquinho, explicou que essa comemoração é obrigatória para todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que devem promover eventos e campanhas educativas em todo o território nacional. “É um compromisso que temos com a população todos os anos na busca de um trânsito mais seguro. As nossas ações educativas são permanentes, mas na Semana Nacional de Trânsito procuramos focar no tema daquele ano para conscientizar e mudar o comportamento das pessoas, sejam elas pedestres ou motoristas, tornando o trânsito mais humanizado”, falou.

Segurança no Trânsito – A Resolução, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, foi elaborada com base em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS estimou que em 2009 foram registradas cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

A organização mundial recomenda aos países membros a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área no decênio, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter o crescente número de mortes e ferimentos graves em acidentes no trânsito.

Assessoria 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe