Fiéis católicos e de matizes africanas terão momentos de devoção durante o fim de semana. Neste domingo (8), eles celebram as datas de adoração a Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, realizando procissões e cultos. Para garantir a segurança viária das festividades, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai implantar um plano de circulação diferenciado nas vias utilizadas.

A procissão de Iemanjá terá início às 16h, saindo de Cruz das Armas. O cortejo sai da Rua Dr. João Soares da Costa e vai passar pela Av. Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Beira Rio até, por volta das 19h, chegar à praia do Cabo Branco pela Av. Monsenhor Odilon Coutinho.

Durante todo o percurso, os agentes de mobilidade farão bloqueios em ruas perpendiculares na medida em que a procissão avançar. Após a passagem do cortejo, o trânsito será imediatamente liberado. O cortejo deverá avançar utilizando apenas metade das faixas de circulação, deixando a outra livre para veículos, que deverão trafegar com velocidade reduzida.

Para a concentração final, agentes estarão na Av. Cabo Branco orientando a passagem de carros e pedestres. Caso seja necessário, será realizada a interdição da Av. Monsenhor Odilon Coutinho a partir da intersecção com a Av. Tabelião José Ramalho Leite.

Nossa Senhora da Conceição – As celebrações católicas acontecem em diferentes pontos da cidade e também vão receber apoio da Semob-JP. Estão previstas procissões nos bairros de Tambauzinho e Cruz das Armas.

Tambauzinho – O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, próximo ao Espaço Cultural, vai realizar um cortejo, saindo do Santuário, às 19h, seguindo pelas ruas Hermenegildo Di Lascio, Jader Medeiros, Geraldo Mariz, Vandick Filgueiras e Governador José Gomes. O cortejo será finalizado no próprio Santuário, na Rua Carlos Henrique Braga.

Cruz das Armas – A saída está prevista para 16h, partindo do Lote 241 da Rua José Américo. A partir daí, o cortejo segue à direita pela Rua Engenheiro Retumba, novamente à direita pela Avenida Centenário e à esquerda pela Avenida Desembargador Novais, onde se encerra na Igreja São José dos Operários.

Samu terá esquema de apoio aos participantes da festa de Iemanjá

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa elaborou um esquema especial de apoio para oferecer mais segurança à saúde das pessoas que participarão da festa em celebração ao Dia de Iemanjá, neste domingo (8) na orla de João Pessoa.

Durante a festa, serão disponibilizadas duas unidades de suporte básico (USB), cada uma com um enfermeiro e um condutor socorrista, que ficarão localizadas no final da Avenida Beira Rio, em Cabo Branco, a partir das 19h, atendendo aos eventuais casos de urgência.

Além do Samu, a rede municipal de saúde dispõe para a população as unidades de pronto atendimento (UPA) Oceania, Bancários, Valentina e Cruz das Armas, que funcionam 24 horas; o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e o Hospital Municipal Valentina (HMV), este para atendimento infantil.

 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Azevêdo participa do pré-embarque dos selecionados no Gira Mundo Estudante

O governador João Azevêdo participa, nesta segunda-feira (27), da solenidade de pré-embarque dos 300 alunos selecionados no Programa Gira Mundo Estudante em 2019. O evento vai acontecer às 10h, na…

Wallber Virgolino se mostra contrário a programa habitacional do Governo da PB e promete barrar na ALPB

O Programa Parceiros da Habitação, lançado pelo Governo do Estado, e que deve beneficiar cerca de mil famílias paraibanas, corre o risco de ser barrado na Assembleia Legislativa da Paraíba.…