A Paraíba o tempo todo  |

Semob comemora o Dia do Agente

 A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) comemora nesta segunda-feira (23), o Dia Nacional do Agente de Mobilidade. Para celebrar a data, a Semob vai realizar atividades que se iniciam às 9h com um café da manhã e homenagens a esses profissionais que cumprem função de inegável importância para a sociedade pessoense.

 

O trabalho do agente de mobilidade é árduo. Manter o trânsito disciplinado não é tarefa das mais fáceis: é um desafio permanente que os agentes enfrentam no dia a dia.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente de mobilidade é a pessoa credenciada para o exercício das atividades de fiscalização e operação de trânsito e transporte. São profissionais preparados para monitorar as vias e intervir, caso haja necessidade, para assegurar a fluidez no tráfego e a segurança das pessoas.

 

Entre as atividades diárias dos agentes estão à interferência no trânsito para a retirada de veículos quebrados ou acidentados nas vias; impedir o estacionamento irregular prejudicando o tráfego; prestar socorro imediato e orientar pedestre e condutores, visando o bem-estar do cidadão.

 

Para a agente de mobilidade, Gilmara Branquinho, hoje exercendo a função de chefe da Divisão de Educação da Semob, a população precisa compreender o trabalho desse profissionais, que exercem uma função importante e lidam com a vida das pessoas. “Seria interessante se a população pudesse passar um dia com um agente para ver as dificuldades e desafios diários que enfrentamos nas ruas. Quando um motorista comete uma infração, coloca não só a vida dele em risco, mas a de muitas pessoas. Portanto, nosso trabalho é orientar, educar, mas também punir quando necessário”.

 

“A função do agente vai muito além de aplicar multas. Nós desejamos contribuir para que os cidadãos possam ter uma mobilidade urbana eficiente e segura. Para isso, pedimos que a população nos veja como servidores que buscam ajudar a cidade e não como agentes punitivos. Aplicar multas é só uma parte do trabalho e não é feita por mera vontade, mas necessidade de fazer cumprir o Código de Trânsito para o bem de todos”, disse o agente da mobilidade urbana, Onézimo Félix.

 

O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, destacou a importância do trabalho do agente de mobilidade para a sociedade. “Temos um quadro de servidores altamente comprometidos com a Semob e com a cidade de João Pessoa. Para nós é motivo de orgulho contribuir para o bem-estar dos cidadãos. Gostariamos, nesse dia, de agradecer o empenho dos nossos agentes e conclamar a população que veja o agente como um parceiro”.

 

Data – No dia 5 de junho deste ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.821, que institui o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, em todo o território nacional. A data coincide também com a instituição do Código Brasileiro de Trânsito e também com a celebração no Brasil da Semana Nacional de Trânsito.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe