Mesmo em algumas regiões do país, atravessando uma forte onda de calor, com temperaturas insuportáveis, a semana deve começar fria e com chuvas em algumas regiões da Paraíba. De acordo com os meteorologistas da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), as chuvas que caíram na região do Litoral da Paraíba entre o domingo (5) e esta segunda-feira (6) devem chegar em todas regiões do estado nas próximas 48h. Em Campina Grande a segunda-feira amanheceu nublada e a perspectiva é de chuvas ao longo do dia.
Segundo o meteorologista Marlen Bandeira, a previsão é de que a chuva se espalhe pelas demais regiões paraibanas nas próximas 48 horas.
De acordo com a Aesa, foi registrado no primeiro final de semana de janeiro de 2014 um volume de chuva entre 5 e 10 milímetros na região do Litoral.
A meteorologista ressaltou ainda que as chuvas nesta época do ano são ocasionadas pelas oscilações na atmosfera que acabam criando áreas de instabilidade no litoral. “No momento existe uma área de instabilidade em parte do litoral do Nordeste, nos estados de Ceará e Rio Grande do Norte, além da Paraíba”.
Embora exista a instabilidade, a Aesa informou que as chuvas que caíram nas primeiras horas desta segunda-feira podem ser tratadas como isoladas. A previsão é de que mais chuvas sejam registradas ao longo da semana no estado.
De acordo com a AESA, Os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano ano devem ser de chuvas dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba.
De acordo o relatório, as previsões para os primeiros três meses do próximo ano indicam que as chuvas nessas regiões, além de ficarem dentro da média característica do período, devem ocorrer de forma irregular. A expectativa dos meteorologistas é que em 2014 esse trimestre, considerado o período mais chuvoso do ano nessas regiões, seja melhor em termos de chuva do que o ano de 2013, quando as precipitações ficaram abaixo da média.
Conforme explica a meteorologista da Aesa Marle Bandeira, as previsões indicam que nessas regiões, além de ficarem dentro da média característica do período, as chuvas devem ocorrer de forma irregular, ou seja, de forma descontinuada dentro desse período.
“O período chuvoso no Cariri, no Curimataú e no Sertão é entre fevereiro e maio, mas já temos uma pré-estação em janeiro e, com base no prognóstico atual, acreditamos que nos três primeiros meses as chuvas ocorrerão desta forma. Em janeiro, teremos outra reunião para elaborar a previsão para o período entre fevereiro e abril, o que nos dará uma ideia mais concreta de como será o período chuvoso nessas regiões. Em princípio, acreditamos que ele será melhor que o primeiro trimestre de 2013”, pontuou.
Segundo ela, a expectativa é que com esse prognóstico os açudes possam ter uma boa recarga, diferente dos anos de 2012 e 2013, que tiveram chuvas abaixo da média.
Em relação às demais regiões do Estado, Agreste, Brejo e Litoral, a meteorologista afirma que podem ocorrer chuvas nesse trimestre, mas de forma isolada, uma vez que nessas regiões o período chuvoso é entre os meses de abril e julho.
“Como o período chuvoso só se inicia em abril, só teremos um prognóstico mais concreto para essas regiões no mês de março”, completou.
Severino Lopes
PBAgora