A Paraíba o tempo todo  |

Seis meses após a primeira dose, PB soma mais de 1,5 milhão de pessoas imunizadas

No dia 19 de janeiro deste ano, a Paraíba aplicava a primeira dose da vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (19), seis meses após o início da campanha de vacinação, a Paraíba contabiliza mais de 1 milhão e 500 mil pessoas com pelo menos a primeira dose do imunizante.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o avanço da vacinação resulta em menos pessoas ocupando leitos de UTI adulto no Estado. Até o momento, a Paraíba já vacinou 53% da população vacinável com pelo menos uma dose ou dose única do imunizante. Ele remete a queda na taxa de ocupação hospitalar para 34% ao avanço da campanha em todo o estado.

Geraldo Medeiros afirma que, se o cronograma do Ministério da Saúde for cumprido, a previsão é que a vacinação completa (dose 1 e dose 2) na população vacinável – acima de 18 anos – será alcançada até o final do ano. Além disso, alerta em relação à variante Delta que está atingindo famílias inteiras em países como os Estados Unidos e o Reino Unido.

“Dessa forma, cumpriremos a tão sonhada imunidade coletiva, mas é preciso que as pessoas entendam a importância de continuar usando máscara, álcool em gel e água e sabão”, alerta.

A primeira pessoa a receber a dose do imunizante na Paraíba foi a enfermeira intensivista Marineide Rodrigues, de 61 anos. Há 17 anos ela trabalha no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e, durante os primeiros momentos da pandemia, fez questão de trabalhar na linha de frente, nos cuidados aos pacientes com Covid-19.

Totalmente imunizada com as duas doses, hoje ela fala da emoção de ter iniciado a campanha de vacinação no estado. “Na época, eu trabalhava na linha de frente de combate à Covid-19 e a vacina fez toda diferença. Não tive reação de forma alguma, em nenhuma das duas doses. Muito pelo contrário. A única reação que tive foi ficar mais protegida e, com isso, mais energizada, pra continuar fazendo o que mais amo na vida, que é dar assistência às pessoas”, completa.

Até o momento, 1.509.616 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 623.934 completaram os esquemas vacinais onde 568.970 tomaram as duas doses e 54.964 utilizaram imunizante de dose única. A estimativa da população vacinável na Paraíba é de 2.981.502 pessoas.

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe