A Paraíba o tempo todo  |

Secretaria Municipal de Saúde realiza semana de atividades voltada para a saúde do trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizará uma semana de atividades voltadas para a saúde do trabalhador, entre os dias 15 e 29 deste mês. A ação, desenvolvida em parceria com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, será aberta no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Praça Venâncio Neiva, às 9h, nesta segunda-feira (15).

Durante o evento, intitulado ‘Semana Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho’, haverá um conjunto de atividades voltadas à saúde do trabalhador, com programação distribuída entre os dias 15, 17, 19 e 29. Realizada em alusão ao dia 27, quando se comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o evento contará com a participação de cerca de 150 profissionais de saúde. Os palestrantes serão médicos do trabalho e professores universitários.

O coordenador do Cerest Regional João Pessoa, Kléber José, enfatiza que os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho configuram-se como problema de saúde pública. “Essa realidade exige, do poder público, ações que corroborem com a promoção da saúde e a segurança dos trabalhadores”, disse. Segundo ele, a Semana Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho foi instituída pela Lei Municipal 12.429, de 22 de agosto de 2012.

 

Confira a programação:

Segunda-feira (15)
9h – Abertura
9h30 às 10h30 – Vigilância em Saúde do Trabalhador: um olhar sobre o território (Carmen Verônica Barbosa Almeida)
10h30 às 11h30 – Mesa de debate: Vigilância em Saúde, Atenção em Saúde e Cerest Regional.
 

Quinta-feira (17)

9h às 11h – Protocolo de Acidente de Trabalho: para quê e por quê notificar (Kleber José)
Local: Auditório do Cerest Regional/Cais Jaguaribe
 

Sexta-feira (19)
9h às 11h: Protocolo de Pneumoconiose: uma abordagem da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Valker Lacerda, médico do trabalho)
Local: Auditório do Cerest Regional/Cais Jaguaribe
 

Segunda-feira (29)
9h às 12h – Saúde e Trabalho: um olhar sobre o território no processo saúde-doença (Kleber José).
14h às 17h – Atividade de educação em Saúde voltada aos trabalhadores de pedreiras (Cerest Regional e Vigilância em Saúde do Município)

 

Secom JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe