A Paraíba o tempo todo  |

Secretaria autoriza início das obras de dragagem do Porto de Cabedelo

Secretaria autoriza início das obras de dragagem do Porto de Cabedelo

Empresa que ganhou a licitação recebe ordem de serviço. Serão gastos R$ 39,6 milhões

Depois de cumprir todas as exigências da Secretaria Especial de Portos (SEP), o Porto de Cabedelo começa a operacionalizar o início das obras de dragagem de seu canal de navegação. A empresa que ganhou a licitação para realizar o serviço, a Enterpa Engenharia Ltda., cuja sede fica em São Paulo, foi comunicada oficialmente esta semana, através do ofício 656/2010 enviado pela SEP, sobre a ordem de serviço nº. 01/2010. Na prática, tal documento autoriza a empresa a mobilizar equipamento e pessoal para execução dos serviços de dragagem e aprofundamento daquele canal.

O diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba (que administra o Porto de Cabedelo), Wagner Breckenfeld, lembra que o prazo inicialmente fixado para início das obras será cumprido. “Dissemos que as obras de dragagem iriam ser iniciadas ainda neste primeiro semestre e estamos dentro do prazo”, comemora.

As obras de dragagem do acesso aquaviário, a serem financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), consumirão R$ 39,6 milhões e consistirão no aprofundamento do canal, duplicando sua capacidade de operação. As obras devem ampliar também a bacia de evolução, dragada pela última vez há mais de cinco anos, permitindo que navios de grande calado trafeguem e descarreguem sem riscos devido ao assoreamento.

Com um canal medindo seis quilômetros de extensão, 150 metros de largura e 9,14 metros de profundidade, o local tem uma limitação de recebimento de embarcações de até 30 pés de calado. Com a dragagem, poderá receber embarcações de até 40 pés de calado.Atualmente, o Porto de Cabedelo tem capacidade para receber de 30 a 35 mil toneladas de mercadorias por embarcação. Após a dragagem, a tendência é que aumente o fluxo de recebimento, tendo em vista que estará preparado para o desembarque de até 70 mil toneladas por embarcação.

 

Assessoria de Imprensa

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe