Nesse período chuvoso é necessário redobrar a atenção para o uso de equipamentos eletroeletrônicos, afinal, nos dias de chuva e frio, os ambientes ficam mais úmidos e a combinação de água com eletricidade é bastante perigosa.

Para prevenir acidentes, a Energisa tem algumas recomendações, como não manusear nem permitir que algum aparelho elétrico seja utilizado com as mãos molhadas; não deixar crianças manusear aparelhos elétricos, tomadas e fios – colocar protetores nas tomadas; não ligar ou desligar equipamentos elétricos descalço; e não tocar em partes metálicas de objetos ou segurá-los pelo fio quando for colocar ou retirar da tomada.

Além disso, o gerente de operação, Christiano Ventura, aponta outras medidas importantes e pouco praticadas. “É fundamental verificar os fios de equipamentos e de instalações internas da residência, checar se estão danificados e precisam ser trocados. Fios desencapados e com emendas são extremamente perigosos. Outro ponto alarmante é a utilização do famoso “T”, que deve ser evitado, uma vez que a alta concentração de carga em um único ponto pode causar curtos circuitos e até incêndio. O ‘T’ devem ser preferencialmente substituídos por filtros de linha, que são mais seguros”, alerta Christiano.

 

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Câmara Municipal de João Pessoa debate LOA 2020 nesta terça-feira (12)

A audiência pública que vai discutir a previsão orçamentária para o próximo ano acontece às 11h, no Plenário da Casa A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai debater a…

PMJP discute fim do estacionamento na orla de Cabo Branco

O fim do estacionamento na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, Capital da Paraíba, começa a ser estudado pela prefeitura da Capital. A confirmação foi feita pelo prefeito da…