A Paraíba o tempo todo  |

Saiba como evitar acidentes domésticos com energia elétrica

Nesse período chuvoso é necessário redobrar a atenção para o uso de equipamentos eletroeletrônicos, afinal, nos dias de chuva e frio, os ambientes ficam mais úmidos e a combinação de água com eletricidade é bastante perigosa.

Para prevenir acidentes, a Energisa tem algumas recomendações, como não manusear nem permitir que algum aparelho elétrico seja utilizado com as mãos molhadas; não deixar crianças manusear aparelhos elétricos, tomadas e fios – colocar protetores nas tomadas; não ligar ou desligar equipamentos elétricos descalço; e não tocar em partes metálicas de objetos ou segurá-los pelo fio quando for colocar ou retirar da tomada.

Além disso, o gerente de operação, Christiano Ventura, aponta outras medidas importantes e pouco praticadas. “É fundamental verificar os fios de equipamentos e de instalações internas da residência, checar se estão danificados e precisam ser trocados. Fios desencapados e com emendas são extremamente perigosos. Outro ponto alarmante é a utilização do famoso “T”, que deve ser evitado, uma vez que a alta concentração de carga em um único ponto pode causar curtos circuitos e até incêndio. O ‘T’ devem ser preferencialmente substituídos por filtros de linha, que são mais seguros”, alerta Christiano.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe