O deputado federal Romero Rodrigues pronunciou discurso na Câmara dos Deputados, em Brasília, comemorando os 85 anos da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande.
Ele disse que Campina Grande, na Paraíba, é uma cidade, a despeito de ser hoje um polo universitário, de saúde, de serviços e tecnológico, tem suas raízes no comércio. Segundo os historiadores, foi lá que apareceram os primeiros sinais de comércio interno no estado, com o surgimento de uma feira.
“Capital do Trabalho”, no dizer do grande tribuno, o saudoso ex-deputado federal Raymundo Asfora, Campina Grande sempre encontrou na pujança, na coragem e no destemor de seus filhos, o fermento, a determinação para enfrentar e vencer todas as dificuldades e adversidades.
Romero assinalou que foi sob essa disposição dos campinenses para lutar pelos ideais dessa valorosa cidade, que em 1917, que alguns comerciantes da cidade se insurgiram contra uma alíquota discriminatória do chamado “Imposto sobre Indústria e Profissão”, mais elevada que em outros municípios da Paraíba, instituída pelo então presidente Camilo de Holanda motivado por desavenças políticas com o então prefeito Cristiano Lauritzen.
Ali, naquele episódio, onde os comerciantes defenderam intransigentemente os interesses da cidade, foram fincadas as bases para a fundação em 1926, a 85 anos, da Associação Comercial de Campina Grande, que teve como primeiro presidente Demóstenes de Souza Barbosa, valoroso pioneiro que teve sua cadeira sempre honrada pelos grandes nomes que o sucederam.
Com uma participação ativa na vida política, administrativa e econômica da cidade, ao longo destes 85 anos, a Associação Comercial e Empresarial, como hoje é chamada, além de ser a entidade que representa os comerciantes, classe produtiva que é símbolo do progresso e do desenvolvimento de Campina Grande, é um dos fóruns permanentes de discussão de seus problemas e da região que a mesma polariza.
“Como campinense, dou o testemunho de que a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande é uma entidade querida e respeitada, que possui uma presença marcante e atuante na vida da comunidade, sempre com uma agenda positiva, defendendo os seus associados e a população e principalmente, reafirmando o compromisso que a fez nascer: a manutenção e consolidação de Campina Grande como um dos principais polos de desenvolvimento e centros econômicos do Nordeste”, destacou.
Essa data, os 85 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial está sendo comemorada durante a semana de 28 de novembro a 02 de dezembro, aniversário da entidade, com uma série de eventos que vão desde palestras sobre os principais temas da atualidade com especialistas de renome, até homenagens de reconhecimento público empresarial aos grandes empresários e empresas que fazem parte da história da entidade e do desenvolvimento da Paraíba.
“Em nome do atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Luiz Alberto Leite, quero prestar uma homenagem a todos os que, ao longo desses 85 anos, contribuíram com o seu esforço e seu trabalho para ver crescer e consolidar uma entidade tão longeva e importante”, afirmou.
Finalizando acentuou que, “em nome da Bancada de meu Estado, enviar congratulações à Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande pela passagem de 85 anos de sua fundação, patrimônio e orgulho de Campina Grande e da Paraíba, almejando que prossiga no caminho que a fez crescer e se consolidar: a defesa dos seus associados e do progresso da cidade”.
Assessoria