A Paraíba o tempo todo  |

Ricardo prestigia solenidade comemorativa aos 35 anos da Polícia Civil da Paraíba

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (26), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), da solenidade em comemoração aos 35 anos da Polícia Civil da Paraíba, celebrados oficialmente no dia 21 de agosto. Durante o evento, houve a entrega da escritura oficial da sede da Acadepol, além de medalhas para integrantes da Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Legislativo Estadual e representantes de entidades de classe que prestaram serviços de relevância à instituição.

A Polícia Civil da Paraíba conta com mais de dois mil policiais, entre escrivães, agentes de investigação, delegados e ainda peritos, auxiliares de perito, papiloscopista, entre outros profissionais ligados ao Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. “A Polícia Civil pertence a todo o Estado e ao povo, é uma polícia que se modernizou e que tem um índice de resolutividade maior que a maioria dos Estados. Por exemplo, o número de inquéritos concluídos saiu de cerca de 6% para quase 45% nos últimos anos. A nossa Polícia Civil avançou bastante também em termos de equipamentos e uso de tecnologias. Por isso, estamos vendo resultados bem consistentes na Paraíba, em função do trabalho dos profissionais da área da segurança. Esta gestão foi a que mais contratou policiais civis, militares e bombeiros. Parabenizo a todos que compõem essa instituição pelos seus 35 anos e continuem se esforçando para garantir excelência nas atividades da Polícia Civil”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, falou sobre algumas ações no sentido de melhorar as condições de exercício da função dos policiais civis. “O Governo do Estado inaugurou a Acadepol e a nova Central de Polícia que veio valorizar o trabalho dos profissionais desta área. Também fez muito pela segurança, tanto na parte logística, aquisição de equipamentos, além de formação, qualificação e contratação de pessoal. O governador chamou muitos aprovados em concursos para as polícias, portanto, a gestão tem uma preocupação muito grande com o avanço de ações de segurança. Hoje a Polícia Civil está de parabéns e merece todo o nosso respeito”, pontuou.

A solenidade marcou a entrega da escritura oficial da sede da Acadepol. O documento passou por uma regularização e na data comemorativa ficou oficializada. A Academia de Polícia Civil funciona há três anos em novo local, a sede foi inaugurada no dia 19 de agosto de 2013 e representou um investimento R$ 7 milhões. Nestes três anos de atividade, a Acadepol capacitou o total de 4.463 alunos. Foram realizados 209 cursos de capacitação, sendo que 41 turmas fora da sede da Academia, atendendo aos policiais das diversas regiões do estado. O evento também celebrou a oficialização da Lei Estadual nº 10.498, de 07 de agosto de 2015, de autoria da deputada Estela Bezerra, que institui 21 de agosto como Dia da Polícia Civil no Estado da Paraíba.

“Estamos comemorando os 35 anos deste órgão de suma importância, porque é o responsável, entre outras ações, por investigar e documentar as provas para fortalecer o inquérito policial e encaminhar a justiça. Então, esta semana está sendo com várias comemorações e estamos satisfeitos com a evolução da Polícia Civil, que vem recebendo muitos investimentos, inauguramos esta semana uma sala de fisioterapia e uma academia, por exemplo. A própria sede da Acadepol é uma amostra das boas condições que os nossos policiais civis encontram na Paraíba”, comentou o delegado geral da Polícia Civil, João Alves.

A presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Suana de Melo, ressaltou que a missão dos profissionais é difícil, mas também gratificante. “Com o passar dos anos estamos conseguindo ter mais valorização, o Governo tem investido na estrutura e qualificação da Polícia Civil, o que é um ponto muito positivo. Tenho 12 anos na atividade e é uma satisfação fazer parte dessa instituição que contribui para melhorar a segurança pública e isso se reflete no cotidiano da sociedade. É um orgulho poder comemorar junto com meus colegas de profissão esta data”, falou.

Treze pessoas foram homenageadas, entre elas, o deputado estadual Gervásio Maia Filho, que comentou: “Fico muito feliz por ter recebido essa medalha que só aumenta a nossa responsabilidade de continuar defendendo lá na Assembleia Legislativa, as ações do órgão e cobrando investimentos na Polícia Civil, o que vem sendo feito pelo Governo com êxito nos últimos anos. Mesmo nesses tempos de crise, o governador tem olhado bastante pela segurança”, afirmou.

A secretária da Mulher da Diversidade Humana, Gilberta Soares, também foi homenageada com a medalha da Polícia Civil. “É um grande prazer receber esta homenagem, porque temos uma parceria muito boa em relação ao combate a violência contra a mulher, racismo e homofobia. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento neste dia. A Polícia Civil está de parabéns”, frisou.

 

Secom

foto: Francisco França

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe