A Paraíba o tempo todo  |

Ricardo inspeciona obras do Espaço

 Ricardo inspeciona obras do Espaço, dá sugestões e determina mais celeridade

 

O governador Ricardo Coutinho inspecionou as obras da reforma do Espaço Cultural José Lins do Rego, localizado no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, deu sugestões e determinou mais celeridade no ritmo do trabalho. A visita foi realizada na noite da quinta-feira (31).

 

O governador viu algumas amostras de acabamento de piso, tratou sobre luminárias, teto e outros ambientes. Na mais completa reforma que o Espaço Cultural passa desde sua inauguração em 13 de abril de 1982, no governo de Tarcísio Burity, o Estado investe cerca de R$ 20 milhões.

 

Projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, o Espaço tem capacidade de acolher 15 mil pessoas e possui teatro, arena, cinema, biblioteca, planetário, galeria de arte, mezaninos, auditórios e salas de apoio, além da Praça do Povo.

 

Em 31 anos de funcionamento o Espaço Cultural José Lins do Rego foi palco de importantes passagens da história paraibana. Nas suas instalações se realizaram eventos culturais e cerimônias oficiais.

 

O diretor superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, se reunirá com os engenheiros e arquitetos envolvidos na obra para tratar sobre sugestões apontadas pelo governador.

 

O secretário de Estado da Cultura, Chico César, também acompanhou Ricardo Coutinho na inspeção e assegurou que o Governo entregará em 2014 um novo Espaço Cultural. “Dentro desse projeto tem algo novo muito especial que é uma sala só para cinema, com cerca de 150 lugares, de forma que vamos ter uma nova casa para a vida cultural da Paraíba”.

 

O presidente da Funesc, Lau Siqueira, e a secretária executiva da Cultura, Amazile Vieira, também participaram da inspeção às obras. Lau afirmou que a expectativa é grande em relação ao Espaço Cultural reformado. “A gente espera que além de uma reforma na parte física ele também tenha um novo conceito, que seja representativo da cultura paraibana de suas diversas regiões, esse é o nosso projeto de mudanças”.

 

Obras – O prédio do Espaço Cultural José Lins do Rego passa por uma intervenção completa. A entrada principal será totalmente reformada atendendo às novas tendências arquitetônicas e de acessibilidade, a bilheteria e a guarita serão refeitas. Serão construídos novos boxes comerciais. O estacionamento também será recuperado, com melhorias na iluminação. A biblioteca e a Estação Ciência terão isolamento acústico e suas instalações elétricas e hidráulicas serão revisadas, assim como o piso será reformado.

 

Escola de dança – Nesse ambiente será recuperado o piso e a área será pintada. Serão trocadas as instalações hidrossanitárias, elétricas e telefônicas, assim como pontos de lógica para ligar equipamentos eletrônicos (computadores, datashow, etc.). A escola receberá revestimento acústico e climatização.

 

Banheiros da Praça do Povo – Estes serão totalmente reformados com troca do piso, mictórios, vasos sanitários e pias. Os banheiros serão reformados para acessibilidade.

 

Entrada – Construção de nova recepção principal e duas auxiliares, bilheterias, letreiro e guarita de segurança no lado externo.

 

Área interna – Implantação da praça de alimentação, com dois banheiros e oito novos boxes (dois deles destinados a restaurantes). A Praça do Povo já ganhou um novo piso, faltando o revestimento; Serão recuperado seis auditórios (troca do piso, esquadrias, pontos de lógica e climatização).

 

Teatro Paulo Pontes – Troca de todo o carpete do piso e paredes; estrutura de madeira; colocação de novo revestimento. Local receberá tratamento acústico, novas instalações hidrosanitárias e elétricas, climatização por central e 806 novas poltronas.

 

Cine Banguê – Será todo recuperado (piso, instalações elétricas, substituição das 626 poltronas).

 

Teatro de Arena – Recuperação do piso e das instalações elétricas e hidrossanitárias; instalações do camarim.

 

Biblioteca – Receberá isolamento acústico; peças em granito; nova pintura; recuperação dos pisos e reforço da iluminação.

 

Parte administrativa – Novas divisórias nas salas; troca das esquadrias (portas, janelas, etc.); reforma dos banheiros e da parte elétrica do local.

 

Estacionamento – Nova pavimentação, troca das grades, paisagismo e mais iluminação pública (12 novos postes). Em todo o prédio será melhorado o sistema de combate a incêndio.

 



Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe