A Paraíba o tempo todo  |

Ricardo Coutinho discute implantação do Parque Nacional na Serra do Teixeira

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), na Granja Santana, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, com quem discutiu a implantação do Parque Nacional na Serra de Teixeira na Paraíba. “A implantação do Parque nos interessa profundamente, uma vez que, além de protegermos as cerca de 70 nascentes de nossa água existentes naquela serra, vamos colocar o Estado na rota do ecoturismo”, afirmou o governador.

 

Durante o encontro com o presidente do ICMBio, Ricardo Coutinho revelou que a implantação do Parque Nacional da Serra de Teixeira também vem sendo solicitada há anos por diversos segmentos da sociedade paraibana daquela região, a exemplo da Igreja. “Sei da importância da biodiversidade do ponto de vista da geração de emprego e renda através do turismo ecológico e, principalmente, por aquele conjunto de serras abrigar 70% das nascentes da bacia do Rio Piranhas/Açu e nosso interesse é proteger mais nossa água”, observou o governador.

 

O secretário executivo do Meio Ambiente da Paraíba, Fabiano Lucena, enfatizou que foi por esse conjunto de motivações ambientais, hídricas e de desenvolvimento econômico, que o governador Ricardo Coutinho mostrou total interesse na implantação do Parque Nacional da Serra de Teixeira. “O mais interessante é que o governador não está apenas pedindo que o parque seja implantado pelo governo federal, ele está afirmando que quer participar de forma ativa do processo entrando em contato com o setor privado e com as comunidades locais para que esse trabalho surta efeito positivo de forma acelerada”, disse.

 

O presidente do Instituto Chico Mendes, Cláudio Maretti, observou que a criação desses parques por todo o país depende do interesse do Governo de cada Estado, e o interesse demonstrado por parte do governador Ricardo Coutinho vai ser fundamental para que o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, dê prioridade para a criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira.

 

Maretti observou que a Paraíba é um dos poucos estados brasileiros que não possuem um Parque Nacional em seu território. Trata-se de importante unidade de conservação que protegerá de forma integral todas as riquezas biológica e cênica encontradas na região. A nova unidade pretende abranger mais de 10 municípios paraibanos com predominância do Bioma Caatinga. “Com o interesse demonstrado pelo governador Ricardo Coutinho, a gente acaba de dar um grande passo para a criação do primeiro Parque Nacional do Estado da Paraíba”, ressaltou Maretti.

 

Além do governador Ricardo Coutinho, do secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena, e do presidente do Instituto Chico Mendes, Cláudio Maretti, participaram da reunião a coordenadora regional do ICMBio (Bahia, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará), Carla Marcon, o diretor superintendente da Sudema, João Vicente, o professor da UFPB e coordenador do Estudo para Criação da Unidade de Serra de Teixeira, Helder Araújo, e o assessor técnico, Itaragil Marinho.

  

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe