A Paraíba o tempo todo  |

Reveillon: monitorado por câmeras

O sistema de segurança do trânsito por câmeras vai prestar apoio às polícias que vão atuar na festa do réveillon, na orla de João Pessoa. As duas câmeras da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), situadas no Busto de Tamandaré e no Largo da Gameleira, no final das Avenidas Epitácio Pessoa e Rui Carneiro, respectivamente, serão monitoradas por agentes da Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, que acompanharão todos os detalhes da festa na sala de monitoramento da sede do órgão e acionarão por rádio o efetivo que estiver trabalhando na noite, dando suporte para a segurança da festa, nos casos de furtos, brigas e demais incidentes na ocasião.

O equipamento tem um raio de visão de 360° e pode ser aproximado em até 500 metros, permitindo a observação de toda a área do show, de acordo com informações do diretor de Trânsito da STTrans, Pablo Fragoso. “Através das câmeras, será possível acompanhar toda a área onde o show vai ocorrer, incluindo o local onde os comerciantes ficarão dispostos”, explicou Pablo Fragoso, acrescentando que as imagens também servirão para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e o Corpo de Bombeiros (193), que são responsáveis pelo resgate pré-hospitalar.

Durante a manhã os agentes já iniciarão os preparativos das áreas destinadas para as viaturas das polícias, serviços de atendimento ao público e táxis, mas o bloqueio total ao Busto de Tamandaré vai ocorrer a partir das 18h. “Nesse horário será feito o bloqueio total do acesso de veículos ao Busto, com exceção dos moradores da área que terão permissão para passar”, disse o gerente de operações do órgão, Klebson Andrade França.

Como o estacionamento de veículos na orla será proibido a partir das 5h do dia 31 até o início da manhã do primeiro dia de 2011, as imagens das câmeras também permitirão o acionamento dos agentes da STTrans para efetuar a retirada dos automóveis e até mesmo rebocar os veículos para o pátio do órgão. Somente a equipe da STTrans terá o envolvimento de 90 pessoas na noite do réveillon, entre agentes de trânsito, fiscais de transporte e equipe de suporte.

Para a segurança da festa, atuarão pelo menos 240 agentes da Polícia Militar (PM), 50 homens da Guarda Municipal, e mais 60 da segurança privada. O reforço envolverá também a estrutura das 3ª e 10ª Delegacias Distritais (DD’s), além de uma delegacia móvel, bem como das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e Corpo de Bombeiros, que terão as equipes médicas no socorro pré-hospitalar em alerta para a ocorrência de chamadas e acidentes. Todas as viaturas ficarão na Avenida Antônio Lira, que fica paralela à orla.

Visitantes

Seja para curtir a noite nas tendas em família ou para aproveitar as atrações culturais da festa, como o cantor Geraldo Azevedo, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) estima que toda a orla da cidade deva receber um público de 400 mil pessoas, na área que engloba das imediações do Busto de Tamandaré até o Mag Shopping, já próximo ao bairro do Bessa. Todos os preparativos da festa foram garantidos pelo diretor-adjunto da Funjope, Milton Dornellas e o público que for a praia também vai poder conferir o show pirotécnico de 10 minutos, que promete marcar a chegada de 2011.

“Estamos com tudo pronto e apenas aguardamos a noite da festa, desejando ao público que vai brincar a noite, que procure os serviços de ônibus e táxi e façam suas brincadeiras com respeito e cuidado”, disse Milton Dornellas, acrescentando que a festa da virada também contará com as atrações dos DJs paraibanos Guirraiz e Chico Correia, as bandas Vixe Mainha e Gilmelândia, além da Orquestra Sanhauá. O espaço da festa deve ser ocupado num terreno de estimado em mil metros quadrados e a população pode colaborar com o meio ambiente e descartar o lixo em “ilhas” que serão colocadas na extensão da praia. Somente na festa, a projeção é de que sejam produzidos 1,2 mil toneladas de resíduos. Para fazer a limpeza da área da festa serão pelo menos 160 agentes de limpezaEmlur, que trabalhão antes e depois do espetáculo do réveillon. A Sedurb ficou responsável pelo cadastro dos ambulantes que vão trabalhar e já efetuou os sorteios dos que terão autorização para trabalhar na noite.

Cuidados

Dentro do mesmo esquema montado no ano passado, os vendedores com carrinhos de bebidas e afins terão a passagem livre na avenida da praia, mas não poderão comercializar churrasquinhos. As orientações da PMJP às pessoas que quiserem levar bebidas para a festa do réveillon é de que levem vasilhames de plástico, ao invés do vidro, a fim de garantir mais segurança ao público.

O Norte

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe