O ajustamento de condutas para viabilização da atracagem de navios cruzeiros no Porto de Cabedelo, a partir de janeiro do próximo ano, foi a pauta de uma reunião realizada na sede da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) na tarde da quinta-feira (13). A presidente da Docas-PB. Gilmara Temóteo, comandou a reunião, e destacou a importância do encontro para que o processo seja realizado com êxito. 

O representante da Agência Marítima Heytor Gusmão, Márcio Madruga, responsável pelos cruzeiros, voltará a se reunir com os práticos para definir os horários de atracação e desatracação dos navios. O Porto de Cabedelo tem práticos habilitados pela Capitania dos Portos para operar no período noturno, o que deve facilitar o planejamento da ação.  

Gusmão confirmou a existência de 32 escalas pré-agendadas para o Porto de Cabedelo entre janeiro e junho de 2019 e que não haverá necessidade de reabastecimento do navio com água e alimentos, nem o descarte de resíduos sólidos e/ou líquidos, dada a proximidade com o Porto de Recife, onde devem ocorrer essas operações. 

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, adiantou a realização de uma outra reunião com os órgãos de saúde do Estado e do município de Cabedelo, para deliberar as diretrizes do plano de contingência para as operações de turismo. Já a secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Lúcia, confirmou a realização de exposições e apresentações culturais para receber os turistas advindos dos cruzeiros. 

“O objetivo da reunião foi alcançado, que é justamente definir as atribuições de cada órgão envolvido nessas operações para que tudo aconteça como planejado. São operações que envolvem muita gente e o planejamento é fundamental para que tudo ocorra bem e os turistas que passarão pelo Porto de Cabedelo e pela Paraíba, levem daqui apenas boas lembranças”, destacou Gilmara Temóteo.  

O navio de bandeira grega, MS Arrecifes, que atracará no Porto, tem 156 metros de comprimento e capacidade para 727 passageiros e 250 tripulantes. Ao todo, mais de 13 mil turistas devem passar pelo terminal paraibano. 

Participaram também da reunião, José Padilha, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária; a tenente Natália Farias, da Capitania dos Portos da Paraíba; o representante da secretaria de Cultura de Cabedelo, Igoberg Barbosa; entre outros colaboradores dos órgãos envolvidos na operação.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Agentes de limpeza de JP serão homenageados neste sábado

Todos os trabalhadores que atuam na limpeza urbana serão homenageados, neste sábado (4), às 20h,  pelo trabalho que seguem desenvolvendo nas cidades, apesar da pandemia do novo coronavírus. A convocação…

João mantém suspensão de expediente presencial nas repartições públicas

O governador João Azevêdo prorrogou a suspensão do expediente nas repartições públicas estaduais até o dia 19 de abril. O decreto 40.168 foi publicado na edição deste sábado (4) do…