A Paraíba o tempo todo  |

Reeducandas confeccionam bonecas, ganham dinheiro com a venda

Integrantes do Conselho Penitenciário, em companhia do secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Sérgio Fonseca de Souza, e do secretário executivo, João Paulo Ferreira, visitaram, nesta quinta-feira (22), a fábrica de bonecas da Penitenciária de Recuperação Feminina “Maria Júlia Maranhão”, em Mangabeira, João Pessoa. Eles elogiaram o talento das reeducandas que confeccionam as bonecas e até adquiriram algumas delas, cujos preços variam de R$ 25,00 a R$ 50,00.

O Projeto Castelo de Bonecas – confecção de bonecas por reeducandas da Penitenciária de Recuperação Feminina “Maria Júlia Maranhão”, em Mangabeira, João Pessoa , foi criado em 2012 e qualificou até agora 120 mulheres. As apenadas, a cada três dias de trabalho, reduzem um dia da pena, além de serem remuneradas com parte dos recursos arrecadados na venda do produto.

De acordo com a Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária,  o Castelo de Bonecas faz parte do Programa Cidadania é Liberdade, que compreende os Eixos Trabalho, Educação, Saúde, Cultura e Família.

Além do benefício com a geração de renda, a atividade artesanal proporciona ocupação e uma profissão às reeducandas contempladas com o projeto. Todas as envolvidas mudam radicalmente a postura, o comportamento na busca de uma nova vida.

Segundo Cínthia Almeida, diretora da Penitenciária, o projeto Castelo de Bonecas é desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Vara de Execuções Penais da Capital. Atualmente, 15 apenadas estão confeccionando bonecas. Todos os anos as bonecas são vendidas nos salões do artesanato paraibano e em outras feiras.

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe