A Paraíba o tempo todo  |

RC lança Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba até 2040

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta terça-feira (29), às 10h, no Teatro Paulo Pontes, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba 2040, que traz as diretrizes estratégicas para os próximos 25 anos. Na oportunidade, também serão entregues oficialmente à Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba o Plano Plurianual 2016 – 2019 (PPA) e a Lei Orçamentária Anual 2016 (LOA), que pela primeira vez foram elaboradas com base em uma estratégia de longo prazo, permitindo assim que o Governo do Estado estruture suas políticas públicas apoiado na execução efetiva e eficiente das ações planejadas. O evento contará ainda com palestra do fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau.

 

O Paraíba 2040 trata-se do planejamento a longo prazo da administração pública estadual, responsável por balizar os demais instrumentos de planejamento. Dessa forma, sua principal função está na definição da visão de futuro, das diretrizes estratégicas, objetivos estratégicos e indicadores de desenvolvimento econômico e social do Estado, estabelecendo, assim, a estrutura superior à qual devem se vincular todos os programas temáticos estruturantes, projetos, processos estratégicos e ações de Governo.

 

“Se em quatro anos conseguimos provocar mudanças tão profundas no Estado, consolidar um planejamento de longo prazo nos permitirá dar passos maiores, guiados pelo foco na Paraíba que queremos construir no futuro, uma Paraíba justa, inclusiva, desenvolvida e inovadora. Por isso, a construção de um planejamento de Estado e não de Governo representa uma mudança de paradigma”, afirma o secretário Tárcio Pessoa.

 

O plano incorpora cinco premissas fundamentais: Educação e Trabalho como indutores do Desenvolvimento; Governança em Rede com Transparência e Participação Cidadã; Interiorização do Desenvolvimento; Qualidade e Eficiência do Gasto Público e; Diversidade Humana e Inclusão Social. As premissas são princípios que norteiam as ações do Estado, pilares que orientam a formulação do planejamento estratégico de longo prazo. Dessa forma, será possível, portanto, imprimir um novo olhar, uma nova abordagem, transformando adversidades em oportunidades e gerando valor público.

 

O evento contará com palestra do empresário Jorge Gerdau, um dos nomes mais proeminentes da cena empresarial brasileira. Com forte atuação na busca pela qualidade da gestão nos setores público e privado, é fundador do Movimento Brasil Competitivo. Nos últimos anos, o MBC obteve resultados expressivos junto aos setores público e privado na implantação de métodos de gestão; no fortalecimento das micro e pequenas empresas; no estímulo à cultura da inovação, no estímulo à pesquisa e na criação de indicadores.

 

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe