A Paraíba o tempo todo  |

RC convida militância virtual para encontro pós-campanha

RC convida militância virtual para encontro pós-campanha. Militância cibernética fez diferença no resultado do pleito e mantém (ou manteve) dianteira até no Twitter

Reconhecimento: RC convida militância virtual para encontro pós-campanha; ‘pelotão’ fez a diferença no resultado do pleito e mantém dianteira no twitter

Depois de quatro dias ausente da Rede Social, Twitter, o futuro governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) voltou a postar mensagens, na madrugada desta sexta-feira, (5), para seus followers (seguidores). Desta vez, o socialista fez um convite para um encontro pessoal pós campanha com seus aliados da Cibernética.

“Alô, Guerrilha Cultural Cibernetica dos Girassois, queria combinar um encontro pessoal nosso, pós campanha. Que acham? Raymerson, Laylson…”, postou Ricardo Coutinho.

O socialista parece bem familiarizado com o mundo virtual, feito considerável, num período em que as grandes Redes Sociais invadem os lares e não deixam de formar opinião entre aqueles que a usam. Sua agilidade faz com seja instrumento fundamental para divulgação política de qualquer candidato.

No pleito deste ano, a equipe de Ricardo Coutinho responsável pela campanha via internet foi intensiva. Foram postadas até a tarde desta sexta-feira, (5), cerca de 4.154 mensagens contra apenas 250 do candidato adversário, o atual governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB). Uma diferença que fez a “diferença” no resultado final das eleições deste ano.

O socialista seguiu a mesma linha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que obteve vitória em sua primeira eleição com ajuda considerável das Redes Sociais. RC soube aproveitar bem o que de melhor tem a oferecer as Redes Sociais disponíveis no mundo virtual. A equipe que esteve ativamente trabalhando em prol da campanha dele mostrou que está preparada para enfrentar o mundo das novas tecnologias.

Durante o segundo turno, a disputa política na Internet foi intensificada pelas coordenações de campanha dos dois candidatos. Foi verificada a participação de cada um nas mídias sociais.

Conforme uma pesquisa publicada e divulgada por um portal paraibano, tanto Ricardo Coutinho (PSB) quanto José Maranhão (PMDB) cresceram em todas as mídias analisadas (Twitter, Orkut, Facebook e Youtube).

O socialista tem mais seguidores em todas as mídias, mas o centro das atenções foi mesmo o Twitter.Foi feita também uma análise dos dados referentes ao segundo turno. Foram estudadas as participações dos internautas do dia 13 a 17 de outubro.

No Twitter, o candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) teve um crescimento de aproximadamente 25% na quantidade de seguidores do perfil @ze_maranhao15. No período da primeira pesquisa, esse numero era de 1.847 e pulou para 2.464, uma diferença de 617 novos seguidores.

Mesmo assim, o candidato Ricardo Coutinho manteve e mantém a dianteira com seu @realrcoutinho. No segundo turno, o crescimento foi parecido com o de seu adversário e ficou em torno de 26%. Mas passando para os números absolutos houve um acréscimo de 3.279.

Na pesquisa anterior, Ricardo tinha 9.036 seguidores, agora o número é de 12.315.
 

Números atuais de seguidores de ambos os candidatos:

RC – I > 9.036 – H – 14.277 (seguidores)

JM – I > 1847 – H – 2721 (seguidores)

 

 

Simone Duarte

PB Agora
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe