Por pbagora.com.br

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recebeu notícia crime apresentada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) em João Pessoa contra a Brisanet. Segundo a denúncia, a Brisanet estaria sonegando impostos ao se apresentar em notas fiscais como prestadora de suporte técnico em tecnologia da informação e não como Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), como está em seu contrato de prestação de serviços.

Ainda de acordo com a ANID, a empresa estaria recebendo em dinheiro pagamentos de mensalidades em farmácias, mercadinhos e outros estabelecimentos para burlar os registros e evitar a cobrança fiscal.

 

A nota fiscal usada pela Brisanet, ainda conforme a denúncia, possui modelo diferente do MODELO 21, o qual deveria ser usado, e com outra descrição de serviço. A intenção seria  burlar a cobrança de 28% de ICMS, pagando apenas 2% de tributos sobre as mensalidades dos clientes com endereço no Ceará.

 

 

A ANID acrescenta que existe a irregularidade no repasse do tributo, que beneficia a  Prefeitura de Pereiro/CE, pois, por se tratar de “serviço de comunicação, o polo ativo da relação tributária deveria ser a Paraíba”.

 

Para a Associação, a Brisanet presta serviços de comunicação (SCM), através do fornecimento de Internet Banda Larga Fixa. No entanto, apresenta como serviço prestado o suporte técnico em tecnologia da informação. Com essa alteração, segundo a denúncia, a empresa deixa de arcar com o repasse de 28% de ICMS, referente à prestação de serviços de comunicação, para arcar com o tributo de apenas 2%, de ISS, sobre o serviço de suporte técnico.

 

Segundo a notícia crime apresentada ao MPPB, o prejuízo com o não recolhimento do ICMS pode chegar a R$ 14 milhões/ano aos cofres do Estado.

 

 

PB Agora
com informações do ClickPB

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Homem morre após ser atingido por pedra de duas toneladas que despencou de serra, na PB

Um homem de 27 anos, identificado como Marcos Antônio Alves da Costa, morreu após ser atingido por uma pedra que despencou de uma serra, na zona rural de Serra Branca,…

MPE requer investigação contra PP e candidato do partido, em Sapé

O Ministério Público Eleitoral (MPE) da Paraíba pugnou pela execução de multa no valor de R$ 10 mil e pela remessa de cópia dos autos à Delegacia de Polícia para…