O Projeto de Lei que dispõe sobre a consulta da lista de espera de pacientes, em site oficial, para a realização de serviços de saúde, como exames ou intervenções cirúrgicas, foi aprovado por maioria na votação desta quarta-feira (24), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, foram apreciadas 11 matérias, sendo quatro Vetos do Executivo Municipal e sete Projetos de Lei (PL).

Segundo o PL 601/2018, de autoria do vereador Leo Bezerra (PSB), o Sistema Único de Saúde (SUS), nas esferas do município de João Pessoa, deve publicar e atualizar em site oficial na internet a lista de espera, atualizada, dos pacientes que aguardam consultas, exames, intervenções cirúrgicas. O objetivo do projeto é proporcionar segurança ao paciente, que saberá que está em uma lista de espera, elaborada de acordo com a ordem de inscrição.

Na discussão da matéria, foi suscitada a questão da individualidade dos pacientes quando da publicidade dos dados, mas o vereador Leo Bezerra explicou que o projeto prevê que a divulgação das informações deve observar o direito à privacidade do paciente, que só poderá ser identificado pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). “Ninguém terá acesso à data da cirurgia de outra pessoa”, garantiu Leo Bezerra.

Os vereadores Lucas de Brito (PV), Bosquinho (SC) e João Almeida (SD) foram convencidos de que o projeto não colocava em risco a individualidade nem a privacidade dos pacientes. O líder da situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), votou contrário à matéria. “Tivemos Vetos do Executivo Municipal em matérias parecidas com essa, por isso indico voto contrário ao projeto”, anunciou o líder.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

ALPB discute medidas de prevenção à covid-19 nas indústrias

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) debateu, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (9), providências sanitárias para permitir a retomada total das atividades industriais prevenindo seus colaboradores da contaminação pelo…

IFPB Solidário entrega mais de 740 cestas básicas em 19 cidades paraibanas

A Campanha IFPB Solidário tem mobilizado toda a comunidade acadêmica e externa ao IFPB com um objetivo em comum: o amparo e a proteção dos grupos em  vulnerabilidade social diante…