A Paraíba o tempo todo  |

Publicação de lista de espera para serviços de saúde é aprovada na CMJP

O Projeto de Lei que dispõe sobre a consulta da lista de espera de pacientes, em site oficial, para a realização de serviços de saúde, como exames ou intervenções cirúrgicas, foi aprovado por maioria na votação desta quarta-feira (24), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, foram apreciadas 11 matérias, sendo quatro Vetos do Executivo Municipal e sete Projetos de Lei (PL).

Segundo o PL 601/2018, de autoria do vereador Leo Bezerra (PSB), o Sistema Único de Saúde (SUS), nas esferas do município de João Pessoa, deve publicar e atualizar em site oficial na internet a lista de espera, atualizada, dos pacientes que aguardam consultas, exames, intervenções cirúrgicas. O objetivo do projeto é proporcionar segurança ao paciente, que saberá que está em uma lista de espera, elaborada de acordo com a ordem de inscrição.

Na discussão da matéria, foi suscitada a questão da individualidade dos pacientes quando da publicidade dos dados, mas o vereador Leo Bezerra explicou que o projeto prevê que a divulgação das informações deve observar o direito à privacidade do paciente, que só poderá ser identificado pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). “Ninguém terá acesso à data da cirurgia de outra pessoa”, garantiu Leo Bezerra.

Os vereadores Lucas de Brito (PV), Bosquinho (SC) e João Almeida (SD) foram convencidos de que o projeto não colocava em risco a individualidade nem a privacidade dos pacientes. O líder da situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), votou contrário à matéria. “Tivemos Vetos do Executivo Municipal em matérias parecidas com essa, por isso indico voto contrário ao projeto”, anunciou o líder.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe