O comércio informal vem crescendo após a crise que retirou muitos do trabalho com carteira assinada. Um desses reflexos pode ser visto na orla das grandes cidades que possuem cada vez mais ambulantes, seja com suas comidas, como também no aluguel de cadeiras e guarda-sóis.

 

 

No entanto, nem todo mundo aluga as cadeiras, mas acaba não encontrando espaço para colocar seus pertences na areia da praia, que pode já estar tomada destas cadeiras comercializadas.

 

Para evitar que esse problema piore, o vereador Humberto Pontes (Avante) apresentou um projeto na Câmara Municipal de Vereadores para disciplinar o comércio do aluguel de cadeiras e de guarda-sóis, bem como a quantidade e a disponibilização dos espaços, já que é um bem público.

 

“O objetivo do nosso projeto é dar um ordenamento àquele comércio de aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis aqui na nossa orla marítima. O importante é dar o direito àqueles que querem usar como também dar espaço para aqueles que trazem seus próprios equipamentos de casa. O nosso projeto assegura o direito daqueles que já estão praticando esse tipo de comércio e dos que não querem pagar e possam utilizar o espaço sem nenhum problema”, explicou.

 

Conforme o vereador, através do projeto de lei, cada comerciante terá seu espaço e quantidade de equipamento a ser alugado, que se possa entre um conjunto com quarda-sol ,  cadeiras e mesas ter um intervalo de área livre  para os banhistas que possuem os seus apetrechos de praia.

 

Com a regulamentação da lei, a Prefeitura vai abrir um edital para os requisitos a seguir para aqueles que querem explorar esse tipo de comércio.

 

O projeto já foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça e seguiu para a Comissão de Políticas Públicas. Se aprovado, deverá ir ao Plenário na sessão da próxima quarta-feira (6).

 

Foto: Eric Wagner

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Ouça! Jeová enterra polêmica partidária: “Questões do PSB cabem aos filiados”

Na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (20), o deputado estadual Jeová Campos (PSB) defendeu o fim da polêmica em torno da direção estadual do PSB na Paraíba,…

Órgãos iniciam identificação de pontos de despejo de esgoto na orla de JP

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), Secretaria de Meio Ambiente de João…