A Paraíba o tempo todo  |

Programa Tá na Mesa contempla habitantes de Mulungu e Juarez Távora

Foto: Secom

As populações de mais duas cidades – Mulungu e Juarez Távora passaram a contar com o Programa Tá na Mesa, que fornecerá diariamente, a partir desta terça-feira (24), 200 refeições ao preço de R$ 1,00, de segunda a sexta-feira. Os municípios integram a fase de ampliação do programa, que está contemplando 13 cidades com até 10 mil habitantes. No próximo sábado (28), o programa deverá ser implantado na cidade de Juru.

Foto: Secom

Telma Virgínia da Silva Custódio, coordenadora Estadual do Programa Tá na Mesa, gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lembra que o formato do Tá na Mesa foi pensado a partir das necessidades surgidas com a pandemia e a constatação de que apenas a distribuição de cestas básicas não supria. “Iniciado em junho de 2021, o Programa foi implantado inicialmente em 83 municípios, criado em caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população. O Tá na Mesa atende aos municípios que não possuem Restaurante Popular, e atualmente é responsável pelo fornecimento de 25.700 refeições diárias. Um investimento do tesouro estadual que tem mudado a vida dos beneficiários do programa e dos pequenos empresários dos municípios contemplados que fornecem as refeições”, ressaltou a coordenadora.

Maria de Lourdes de Souza Arruda, viúva, residente no município de Mulungu, comemorou a chegada do Tá na Mesa em sua cidade: “Esse projeto é de importância muito grande, aqui estava precisando, tem muita gente necessitada. E pelo preço, com um real hoje não se compra nada, mas se almoça no Tá na Mesa. Damos graças a Deus e ao governador João Azevêdo”.

Foto: Secom

O deputado estadual Hervázio Bezerra agradeceu ao governador João Azevêdo, a quem ele definiu como o maior articulador, pensador dessa ação extremamente social para o povo da Paraíba. “Muitos dos que não precisam não dão o valor, mas sabemos que é importante para as famílias que aqui estão para pegar uma comida. Enquanto perdurar o Governo João Azevêdo, esse programa tende a crescer. É uma ação muito importante, vocês que estão aqui sabem”, afirmou.

A ex-prefeita da cidade e gerente regional do Desenvolvimento Humano da 2ª Região, Joana Darc Bandeira, falou sobre a importância do programa. “Tem uma importância muito grande. Mulungu é um município que não chega a 10 mil habitantes, mas de uma extensão territorial de 192 quilômetros quadrados, muito maior que Guarabira, com mais de 30 localidades rurais. E havia uma necessidade há bastante tempo, principalmente com início da pandemia, quando várias pessoas tiveram de paralisar suas atividades, e precisávamos de ter um programa voltado para vulnerabilidade social alimentar. Estamos felizes, a população está adquirindo sua quentinha para ter uma refeição digna e de qualidade”, destacou.

Foto: Secom

Ampliação do Programa Tá na Mesa – Por meio de Projeto de Lei enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa, o Programa Tá na Mesa foi ampliado para municípios com população acima de oito mil habitantes. O projeto aprovado teve o objetivo de garantir segurança alimentar, fomento às economias locais, e contempla mais 13 municípios do estado.

O Tá na Mesa irá distribuir 200 refeições nos municípios que têm população entre 8 até 10 mil habitantes; 250 almoços diários nas cidades que possuem entre 10 e 20 mil habitantes; e 400 refeições em municípios acima de 20 mil habitantes, assegurando o fornecimento de 565.400 almoços por mês.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe