A Paraíba o tempo todo  |

Programa Gira Mundo envia mais 50 estudantes da rede estadual a Espanha

O Governo do Estado enviou 50 estudantes da Rede Estadual de Ensino para a Espanha, por meio do Programa Gira Mundo, nessa sexta-feira (9). A solenidade de pré-embarque foi realizada no auditório do Liceu Paraibano, em João Pessoa. O embarque aconteceu às 22h, no Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes Gilberto Freyre, em Pernambuco.

 

São aproximadamente oito horas de voo para a capital Madri. Após o desembarque eles seguem viagem para o sul da Espanha, onde serão divididos entre 15 escolas públicas e cursarão um semestre letivo. Os estudantes residirão em casa de famílias nativas do país e vão receber bolsa auxílio para despesas pessoais e passagens, além de seguro saúde, custos financiados pelo Governo do Estado. Durante a estada na Espanha, os estudantes deverão desenvolver um projeto que será aplicado em sua escola e região no regresso ao Brasil. O retorno será no dia 5 de Março de 2019.

 

Expectativa – Ingrid Kauanny, aluna da Escola Cidadã Integral Nossa Senhora do Bom Conselho, em Princesa Isabel, disse que estava ansiosa para viver essa experiência. “A gente nunca imaginava ver esse cenário, estudante de escola pública indo para outro país com tudo financiado pelo governo, é uma oportunidade incrível que o Estado está dando e tenho certeza que será retribuído, pois iremos repassar todo conhecimento que adquirirmos”, ressalto.

 

Para o estudante da Escola Cidadã Integral Professor Lordão, em Picuí, Murilo Aragão, o Programa Gira Mundo proporciona ensino de qualidade para os jovens da Rede Estadual. “Fiquei feliz por ter conquistado um sonho. Estou com uma expectativa muito boa, pois sei que vou conhecer uma nova cultura, novas pessoas. Essa ação do Gira Mundo vai nos amadurecer e elevar o nível de aprendizado”, disse.

 

José Fabiana é mãe do aluno Murilo, estava presente acompanhando e apoiando o filho para essa nova experiência. “É algo novo em nossas vidas, fico apreensiva, porém muito orgulhosa, eu sempre o incentivei, inscrevi ele no Programa e meu filho foi selecionado”, ressaltou.

 

Keity Makari, estudante do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Severino Pereira Gomes, em Baraúna, afirmou que vai aproveitar o máximo essa oportunidade. “Tenho certeza que esse intercâmbio vai acrescentar muito nas minhas experiências pessoais e estudantis. Parabenizo o nosso governador, pois é uma oportunidade única em nossas vidas, isso enriquece o nosso currículo acadêmico, hoje tenho orgulho de dizer que estudo em escola pública”, destacou.

Programa Gira Mundo – Segundo o coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, o objetivo geral do Programa é oportunizar os estudantes da Rede Estadual de Ensino a experiência cultural e pedagógica, como também o acesso a novos métodos de ensino, para que eles se desenvolvam e cresçam em conhecimento.

 

Na edição 2018, o Programa ofertou 200 vagas na modalidade estudante, sendo 100 para o Canadá, 50 para a Espanha, 25 para Portugal e 25 para a Argentina.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe