A Paraíba o tempo todo  |

Programa da PM que incentiva cultura de paz atende 174 adolescentes na Grande JP

Promoção da cultura de paz e proteção da adolescência: são esses os dois pilares fundamentais de um dos programas desenvolvidos pela Polícia Militar, desde o ano de 2014. O Programa Recomeçar, que até o ano de 2017 atendeu 480 jovens de até 18 anos em João Pessoa e na região metropolitana, continua as atividades neste ano, alcançando 174 adolescentes em duas escolas públicas.

Pautado em ações preventivas de caráter pedagógico, o programa tem foco em adolescentes que estão nas últimas séries do ensino médio, ou equivalente. A atividade é composta por aulas nas escolas, buscando mobilizar os estudantes e alertá-los que eles são os principais atores capazes de promover uma cultura de paz. 

Para isso, o “Recomeçar” atua em quatro áreas temáticas, que são: relação interpessoal, resolução de conflitos, droga e violência, e projeto de vida. A partir de dinâmicas em grupo, debates, trabalhos em equipe e apresentação de vídeos, os alunos discutem o convívio com as diferenças e o protagonismo na criação de um ambiente mais saudável e harmonioso.

“Como resultado de todas essas aulas que são apresentadas, quem colhe os frutos são as famílias, as escolas e, acima de tudo, a sociedade, com jovens mais capacitados para lidarem com diversas problemáticas”, explicou o tenente Valcemir de Araújo, coordenador e instrutor do programa, que faz parte da Coordenadoria de Combate e Resistência às drogas e à Violência, da PMPB. “Além dos alunos reconhecerem a potencialidade do programa enquanto ferramenta de promoção de paz, as gestões dos estabelecimentos de ensino expressam a satisfação de tê-lo em sua escola”, explicou o oficial.

Neste primeiro semestre do ano letivo, o programa contemplou duas escolas públicas, sendo uma em Bayeux e outra em João Pessoa. A previsão para o segundo semestre é que o “Recomeçar” seja implantado em mais quatro escolas da região metropolitana.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe