A Paraíba o tempo todo  |

Profeta Chico do Rádio prever inverno para 2014, no Semi-Árido

Misto de radialista e profeta, natural do Vale do Piancó (Diamante) e radicado em Cajazeiras, o popular Chico do Rádio prever que 2014 será de inverno regular em todo o Semi-Árido paraibano, com maior incidência de chuvas na região sertaneja. O observatório de Chico nada tem de sofisticado, pois ele perscruta a Natureza a curta distância do nariz, a partir de um simples formigueiro que se forma pelos carrascais do Sertão e, com base no senso-comum do mais remoto lugarejo regional, analisa as fases lunares, detidamente, para tirar conclusões rápidas e surpreendentes.

Primeiro, ele relata que as formigas estão migrando de camadas rasas do solo sertanejo em direção à copa de árvores bem avantajadas, e, no retorno, trazem uma substância que, misturada à argila, cria uma crosta melosa e resistente, suscitando a formação de nuvens, mesmo tênues e passageiras; depois, para emprestar razoabilidade à sua profecia, foi ao calendário gregoriano, constatando que janeiro que vem será mês de lua-nova, fase em que múltiplos fenômenos natural se combinam e suscitam alterações climáticas que culminam com a chegada das chuvas, chuvas fortes e duradouras.

Para Chico do Rádio – ele diz colaborar com mais de 15 emissoras comunitárias, em várias cidades do Sertão -, os estudos da meteorologia nem de longe são desprezíveis, porém, no mais das vezes, os cientistas que lidam com o tema, incrivelmente, cometem grandes e impressionantes equívocos, contrariando a população regional e, sobretudo, a classe dos produtores rurais. “Respeitamos a ciência, nesse caso, mas também damos muito crédito ao empirismo”, afirma o experiente comunicador paraibano.



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe