A Paraíba o tempo todo  |

Professores da PB podem concorrer a bolsas de estudo nos EUA; veja como

Professores de língua inglesa do Ensino Médio na rede pública estadual ou federal podem concorrer a vagas no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (DAI, na sigla em inglês) ofertado pelo governo dos Estados Unidos, em parceria com secretarias da Educação de 19 estados brasileiros, incluindo a Paraíba. Confira o edital do programa

Os professores escolhidos vão receber bolsas de estudo nos EUA durante um semestre acadêmico em uma universidade americana. O programa inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

O programa acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma High School americana onde os participantes do DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Para concorrer às vagas os requisitos são: despender atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa no Ensino Médio; possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI; demonstrar compromisso com o ensino de inglês; pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa; e ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana.

Os interessados que atenderem aos pré-requisitos devem encaminhar e-mail para a secretaria de Educação do seu estado (lista abaixo) até o dia 2 de março, para recebimento dos formulários de inscrição e demais providências. Após a seleção estadual, a Secretaria Estadual de Educação encaminha os candidatos selecionados para a etapa nacional (organizada pela Comissão Fulbright Brasil) até 9 de março.

Para mais informações sobre o processo seletivo do Fulbright DAI 2018-2019, entre em contato com o coordenador responsável pelo programa em sua Secretaria Estadual de Educação.

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe

 

Benefícios do programa:

  • Visto de intercâmbio J-1;
  • Orientação pré-partida no Brasil;
  • Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;
  • Orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;
  • Custos e taxas para a participação no programa;
  • Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);
  • Seguro-saúde;
  • Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;
  • Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e
  • Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe