A Paraíba o tempo todo  |

Professora e aluno da rede municipal de CG são destaques nacionais

Educadora foi premiada com computador mas cedeu equipamento ao aluno autista que produz e desenvolve vídeos artísticos

A professora Joseanne Almeida e o aluno Gabriel Batista, ambos da Escola Municipal Frei Dagoberto, foram destaques nacionais após a divulgação de uma matéria no portal Razões Para Acreditar. A publicação foi feita no último sábado, 22 de maio. O site tem uma linha editorial voltada à publicação e divulgação de histórias positivas e otimistas, que acontecem no Brasil e no Mundo, e esta saiu da rede municipal de ensino da Prefeitura de Campina Grande.

No último mês de abril, a professora Joseanne foi premiada pelo Instituto Alpargatas, na categoria “Educador Nota 10”, com um computador e cedeu o prêmio ao aluno.

Gabriel Batista, 17 anos de idade, tem autismo e esquizofrenia e, para a professora, o aluno é um artista completo, pois mostra habilidades artísticas nas áreas do cinema, fotografia e artes cênicas. Para as atividades realizadas, Gabriel realiza a atuação, direção, roteiro e edição dos próprios filmes, gravados no quintal de casa com um celular que ganhou de presente e um tripé improvisado.


A professora Joseanne contou, em entrevista ao Razões Para Acreditar, que percebeu que o computador poderia incentivar ainda mais Gabriel a desenvolver seus trabalhos. “Dentre os trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos, ele teve o que mais se destacou. Ele é um aluno artista, que desenvolve trabalhos para a arte usando a computação. Então eu pensei na ideia do computador para incentivá-lo“, contou à reportagem do Razões.

O trabalho desenvolvido por Joseanne levou os alunos a uma visita virtual a museus, sites e blogs de acervo do patrimônio de Campina Grande e, através dessa atividade, os alunos desenvolveram um produto artístico de livre escolha. 

“O retorno do trabalho que realizamos foi maior do que eu esperava, principalmente porque atingiu os alunos especiais. Houveram vários trabalhos, como desenhos e colagens. Mas o dele, do Gabriel, chamou atenção por ser um aluno mais que especial nosso. Um artista nato, criador e editor de vídeos. Ele mesmo atuou, ele mesmo escreveu, ele mesmo dirigiu, ele mesmo editou, e com o material super precário que ele tem. Essa atividade foi importante por dar visibilidade ao trabalho extra-sala desse aluno”, disse.


Para conferir a história completa de Joseanne e Gabriel Batista, basta acessar o link: https://razoesparaacreditar.com/professora-computador-aluno-autista/

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe