A Paraíba o tempo todo  |

Procon de CG faz pesquisa de preços de material escolar; confira orientações

Mesmo sendo considerado um período de férias, com a proximidade do início do ano letivo, papelarias e lojas em Campina Grande acabam sendo o destino certo de muitos consumidores. Para contribuir com o poder de compra destes e proporcionar alguma economia o Procon Municipal divulgou nesta quinta-feira, 9, uma pesquisa de preços de alguns itens presentes nas listas de material escolar da maioria das escolas.

O levantamento realizado nos dias 6 e 7 deste mês em cinco estabelecimentos comerciais da cidade apresenta a variação de preços de 27 itens. A exemplo do papel ofício A4, uma resma de determinada marca chega a apresentar uma diferença de preço entre as lojas visitadas de R$ 3,80.

“Parece um valor pequeno, mas quando se soma muitos produtos, como é a realidade das listas emitidas pelas escolas, esse montante de R$ 3,80 tem uma grande relevância. Outra observação importante é que em Campina as escolas são proibidas de cobrarem alguns produtos, a exemplo de higiene e produto limpeza, nosso informativo traz a pesquisa de preços, a lista com esses materiais proibidos e também algumas orientações”, explica Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande.

Os pais ou responsáveis devem ficar atentos também ao fato de que a escola não pode exigir a compra do material no próprio estabelecimento, e nem determinar marcas e locais de compra, tais atos configuram prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor.

A pesquisa completa está disponível no site do Procon https://procon.campinagrande.pb.gov.br/pesquisa-material-escolar-janeiro-2020/ .

 

Codecom/PMCG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe