A Paraíba o tempo todo  |

Procissão e missa marcam o Dia de Corpus Christi na Capital

A programação da Arquidiocese da Paraíba para a festa de Corpus Christi começa amanhã às 8h, com adoração ao terço e logo em seguida, às 9h, será celebrada uma missa pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado.

 

Mas o ponto alto da solenidade será a Procissão de Corpus Christi, saindo às 16h, da Igreja de Lourdes até o Adro do Centro Cultural São Francisco, onde será celebrada uma missa campal. Durante a Procissão de Corpus Christi, pelas ruas do Centro da capital é conduzida a hóstia consagrada em um ostensório. O cortejo acontece com a presença de Dom Delson. O motivo de Corpus Christi ser celebrado sempre às quintas-feiras faz referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia.

 

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue. A Festa de Corpus Christi é a solenidade em que a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nessa celebração de fé e devoção a este Sacramento, que é sinal de unidade da Igreja, recordamos a presença de Jesus Cristo, que se faz alimento para nossa alma. Na Eucaristia está contido o próprio Cristo, nosso exemplo e modelo de amor e caridade.

 

Segundo o arcebispo da Paraíba, Dom Delson, esta festa celebra publicamente o Corpo de Deus, como sinal da Sua Presença Redentora nas ruas da humanidade, e Deus o faz por meio dos singelos sinais do pão e do vinho, estes que por sua vez, são sempre a sinfonia entre o trabalho humano e o trabalho de Deus. Quando os fiéis saem em procissão pelas ruas seguindo o Corpo de Deus na Hóstia, eles estão convictos de que a Eucaristia é o maior tesouro da Igreja. Tesouro que não deve estar recluso à vida privada dos que creem, mas deve ser mostrado aos homens como sentido que traz verdadeiramente a alegria.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe