Por pbagora.com.br

A programação da Arquidiocese da Paraíba para a festa de Corpus Christi começa amanhã às 8h, com adoração ao terço e logo em seguida, às 9h, será celebrada uma missa pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado.

 

Mas o ponto alto da solenidade será a Procissão de Corpus Christi, saindo às 16h, da Igreja de Lourdes até o Adro do Centro Cultural São Francisco, onde será celebrada uma missa campal. Durante a Procissão de Corpus Christi, pelas ruas do Centro da capital é conduzida a hóstia consagrada em um ostensório. O cortejo acontece com a presença de Dom Delson. O motivo de Corpus Christi ser celebrado sempre às quintas-feiras faz referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia.

 

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue. A Festa de Corpus Christi é a solenidade em que a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nessa celebração de fé e devoção a este Sacramento, que é sinal de unidade da Igreja, recordamos a presença de Jesus Cristo, que se faz alimento para nossa alma. Na Eucaristia está contido o próprio Cristo, nosso exemplo e modelo de amor e caridade.

 

Segundo o arcebispo da Paraíba, Dom Delson, esta festa celebra publicamente o Corpo de Deus, como sinal da Sua Presença Redentora nas ruas da humanidade, e Deus o faz por meio dos singelos sinais do pão e do vinho, estes que por sua vez, são sempre a sinfonia entre o trabalho humano e o trabalho de Deus. Quando os fiéis saem em procissão pelas ruas seguindo o Corpo de Deus na Hóstia, eles estão convictos de que a Eucaristia é o maior tesouro da Igreja. Tesouro que não deve estar recluso à vida privada dos que creem, mas deve ser mostrado aos homens como sentido que traz verdadeiramente a alegria.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Nova campanha do Creci-PB alerta clientes sobre o risco dos falsos corretores

A certeza para o cliente, de segurança no negócio imobiliário e a valorização do corretor de imóveis, profissional qualificado a proporcionar essa garantia são o tema da mais nova campanha…

PM encerra festas clandestinas com aglomerações e apreende drogas na PB

Festas clandestinas que estavam promovendo aglomerações de pessoas foram encerradas pela Polícia Militar, na madrugada deste domingo (16), em quatro cidades do interior do Estado. Além disso, drogas foram apreendidas…