A Paraíba o tempo todo  |

Primeira-dama da PB visita e destaca importância do Salão do Artesanato

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, visitou nessa quarta-feira (15) a 31ª edição do Salão do Artesanato, ocasião em que ressaltou os investimentos do Governo do Estado no segmento e elogiou a solidariedade dos visitantes pela doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades carentes após o evento.

A 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que tem como tema “Metal que Vira Arte”, está sendo realizada na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, até o dia 2 de fevereiro. A volta do evento à orla marítima da Capital, que concentra grande fluxo de pessoas, foi também apontada pela primeira-dama como um dos principais fatores para as boas vendas, além da grande estrutura montada, oferecendo conforto aos artesãos e aos visitantes.

“É com muita alegria que eu vejo o quanto as pessoas são solidárias. Mesmo a doação de alimentos não sendo algo obrigatório para a entrada ao Salão, as pessoas têm atendido o convite do Governo do Estado, doando alimentos, que vão ser destinados a entidades carentes. Quero agradecer, em nome do governador João Azevêdo”, disse, destacando os investimentos do Estado no artesanato paraibano, um dos maiores segmentos na geração de ocupação e renda.

De acordo com o último balanço parcial divulgado nessa terça-feira (14) pela gestão do Programa do Artesanato da Paraíba, o acumulado geral do Salão já totaliza R$ 376.447,29, o equivalente a 17.999 peças comercializadas. Ao todo, participam do 31º Salão do Artesanato da Paraíba 300 expositores, representando mais de 3.800 artesãos de 46 municípios paraibanos.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que a realização do Salão tem superado as expectativas. “Tem sido uma grata surpresa. Os primeiros dias de evento surpreenderam todo mundo: os artesãos, a equipe técnica, os visitantes, os turistas. É um recorde de público, é um recorde de vendas. É uma grande alegria”, comenta, destacando a volta do evento à praia como o grande compromisso do governador João Azevêdo com os artesãos, além da estrutura montada para o evento, climatizada e com espaços decorados em parceria com grandes arquitetos paraibanos.

Já a presidente da Federação dos Artesãos da Paraíba (Fasart), Miriam Rodrigues, agradeceu os investimentos do Governo do Estado no segmento. “Mais uma vez, a gente se surpreendeu. O fato de a gente ter vindo para a orla do Cabo Branco deu uma visibilidade muito grande, em um local com todo o foco de turismo”, acrescenta.

Além da doação de alimentos não perecíveis, outra ação social do Salão do Artesanato da Paraíba é abrir espaço para entidades como a Associação Integrada Mães de Autistas venderem os produtos que confeccionam. “É um sonho estar neste espaço. Nós falamos com a primeira-dama, e ela conseguiu abrir esse espaço para nós. É uma conquista estarmos adquirindo conhecimento e contabilizando valores para ajudar na manutenção da associação”, diz Elaine Araújo, presidente.

Tereza Queiroga, uma das arquitetas responsáveis pela decoração do 31º Salão do Artesanato da Paraíba, falou da satisfação em participar do evento. “O convite da primeira-dama foi um prazer, a gente poder trazer o nosso trabalho, mostrando a arquitetura como estratégia de negócios para o Salão do Artesanato, criar um espaço especializado para utilizar os produtos dos artesãos, dando a nossa contribuição para esses artistas maravilhosos”, comenta.

Outros arquitetos que formaram parcerias com o Governo do Estado para ambientar os espaços do Salão do Artesanato são: Gustavo Vaz, responsável pela concepção do projeto; Rosemildo Jacinto, responsável pela criação de cinco ilhas de descanso temáticas ao longo do percurso da feira; Beatriz Campelo, projeto paisagístico; e Sarah Cavalcanti, praça da alimentação, denominada Espaço Criativo Mar e Bar.

A 31ª edição do Artesanato conta com a co-realização do Sebrae-PB e parcerias do Procon-PB, Jucep, Empreender-PB, Cagepa, Detran, Uniesp e EPC (Empresa Paraibana de Comunicação).

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe