O próximo trimestre deve ser de chuvas dentro da média histórica no Agreste, Brejo e Litoral, segundo o Prognóstico Climático divulgado nesta quarta-feira (24) pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A previsão não descarta a possibilidade de chuvas acima da normalidade em algumas cidades destas regiões.

“Mesmo com a previsão de índices pluviométricos dentro da média, é muito provável a ocorrência de chuvas intensas em pontos isolados. Lembrando que o prognóstico indica probabilidades de uma tendência média do volume acumulado de chuva para todo o quadrimestre e não para cada mês em particular”, explicou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros.

A expectativa é de que a soma dos índices pluviométricos de abril a julho (período considerado a época das chuvas no setor leste da Paraíba) fique em torno dos 430 milímetros no Agreste. No Brejo são esperados 600 milímetros e no Litoral, 900. Já no Cariri a expectativa é de cerca de 240 milímetros, 310 no Sertão e 300 no Alto Sertão.

Isso porque, de acordo com o Prognóstico Climático da Aesa, “o oceano Atlântico Sul permaneceu mais aquecido do que o Norte e essa condição manteve a Zona de Convergência Intertropical mais ao sul de sua posição climatológica, favorecendo as chuvas na região Nordeste do Brasil”, descreve o documento elaborado pela equipe de meteorologistas do Governo do Estado

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

IFPB Campus Cajazeiras oferta 200 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal da Paraíba lançou edital de seleção para ingresso em cursos técnicos no semestre de 2020.1. Estão sendo ofertadas 3.650 vagas em diversos cursos em todos os campi…

Mais de 6 toneladas de produtos vencidos são apreendidos na Feira da Prata, em CG

Uma ação integrada envolvendo o Procon de Campina Grande, a Gerência de Vigilância Sanitária e as polícias Civil e Militar culminou com a detenção de um comerciante e a apreensão…