A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da Codata explica problema no Siaf e confirma restabelecimento do Sistema do Estado

Presidente em exercício da Codata explica problema no Siaf e confirma restabelecimento do Sistema Financeiro do Estado

O presidente em exercício da Codata, Fernando Tavares, confirmou em entrevista ao portal PB Agora que o Sistema Financeiro do Governo do Estado foi restabelecido na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 10h30 e está funcionando em plena normalidade.

Segundo Tavares, o transtorno ocorrido e que provocou atraso no pagamento de fornecedores foi ocasionado pela queima de uma ‘peça rara’ no equipamento de informática utilizado pelo órgão.

“Ocorreram dois picos de energia e em um deles o nobreak não conseguiu suportar, por conta desse problema o disco corrompeu o processador do IDM”, explicou, ressaltando que o sistema era antigo e que o órgão já concluiu o sistema de transição para utilizar equipamentos modernos e com maior tecnologia.
Em outros órgãos do Governo do Estado o Sistema já está concluído, a exemplo do Detran, e no restante será finalizado até às 18h desta quinta-feira (11).
Funcionário concursado há 17 anos, Fernando Tavares fez questão de esclarecer que o problema ocorrido no órgão não tem nenhuma relação política. “Todos sabem que o que ocorreu foi um problema técnico, a Codata é um órgão que trabalha com transparência e clareza”, ressaltou.

Sobre o fato do Sistema ficar fora do ar por quase 72h, o presidente explicou que as peças chegaram de São Paulo apenas na terça-feira e só foram trocadas ontem, no entanto, por medida de prevenção, um dia foi sacrificado para que fossem realizados testes de vulnerabilidade do Sistema.
“Tivemos que comprometer um dia para levantarmos todos os discos e colocarmos discos novos”, explicou.


PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe