A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da ALPB irá a entrega de obra da Transposição

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), e o deputado Francisco Quintans (DEM), irão participar na próxima quarta-feira (20.05), na cidade de Cabrobó (PE), da solenidade de conclusão das obras do Lote 01- Trecho I do Eixo Norte – do projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – mais conhecida como projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco.

O presidente Ricardo Marcelo e o deputado Francisco Quintans foram convidados para participar da solenidade pelo general de brigada Márcio Guimarães, comandante do 1º Grupamento de Engenharia de Construção. Na ocasião, será inaugurada o Canal de Aproximação e Barragem de Tucutu, do projeto de Transposição, segundo informações prestadas pelo general Márcio Guimarães.

A solenidade, conforme protocolo do Exército, será iniciada às 11:30 h, com a apresentação do Projeto, no destacamento Dom Pedro II. Em seguida, os convidados participarão de um almoço oferecido pelo Exército Brasileiro. No turno da tarde, haverá visita ao Canal de Aproximação e a Barragem Tucutu. A solenidade de entrega da obras será finalizada com formatura da tropa e inauguração da obra com placa comemorativa.

A obra executada e concluída pelo Exército tem extensão de 2.080,00 metros, profundidade de 8 a 14 metros e largura de 50 a 100 metros. A execução da obra foi do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2ºBEC), com sede em Teresina (PI), que empregou um efetivo de 157 militares, e trabalhou com 29 máquisas pesadas e 25 viaturas. O Valor da obra foi de R$ 121.249.720,37.

O projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco foi iniciado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo principal de ofertar água de boa qualidade para 12 milhões de nordestinos que habitam na região denominada Nordeste Setentrional. A obra vai beneficiar diretamente os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Projeto – O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.

O Projeto é hoje a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos sendo executada diretamente pelo governo federal. O investimento de R$ 8,2 bilhões resulta do acréscimo de novas condicionantes ambientais exigidas pelo IBAMA.

A integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semiárido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s), sendo que 16,4 m³/s (0,88%) seguirão para o Eixo Norte e 10 m³/s (0,54%) para o Eixo Leste.

Nos anos em que o reservatório de Sobradinho estiver com excesso de água, o volume captado poderá ser ampliado para até 127 m³/s, aumentando a oferta de água para múltiplos usos.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe