A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura entrega novas casas a servidores em JP

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), entregou de mais 50 novas casas a servidores municipais nesta terça-feira (31) durante um café da manhã na antiga Casa dos Conselhos, ao lado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). A demanda foi selecionada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de João Pessoa (SINTRAM), que priorizou funcionários que viviam de aluguel e ainda não possuíam casas.

As 50 moradias, que seguem o modelo das habitações construídas pelo Programa de Subsídio Habitacional (PSH), estão distribuídas em vários bairros da Capital. São Mangabeira (03), Bairro das Indústrias (16), Mandacaru (03),Valentina (09), Roger (03), Jardim Veneza (01), Oitizeiro (01), João Paulo II (01), Mussumagro (01), Nova Mangabeira (01), Bairro dos Novais (02), José Américo (02), Rangel (01), Esplanada (01), Cidade Verde (01), Jardim Ester (01),Gramame (01),Ernesto Geisel (01) e Alto do Mateus (01).

Segundo a Secretária de Habitação Social, Emília Correia Lima, existem hoje 542 unidades habitacionais em construção na Capital paraibana. “O Governo Municipal, através da sua política habitacional, já construiu e entregou 4.027 imóveis distribuídos entre casas e apartamentos situados em vários bairros da cidade”, informou.

A SEMHAB, responsável pela construção dos imóveis, está acompanhando várias obras na cidade. A Comunidade Paulo Afonso (Jaguaribe), com 250 casas, está sendo edificada com recursos do Orçamento Geral da União (OGU); o Loteamento Parque do Sol (Valentina Figueiredo), com 48 apartamentos, tem os recursos do Programa Habitar Brasil e outros 48 apartamentos, em Mangabeira, também conta com recursos do Habitar Brasil. Todas essas unidades habitacionais são casas tipo duplex, contendo sala de estar /jantar, cozinha, WC social no andar térreo e dois quartos no andar superior.

PSH – Pelo Programa de Subsídio Habitacional (PSH), que transforma casas de taipa e em situação de risco em alvenaria, o Governo Municipal está construindo 171 unidades sendo que 50 delas vão atender a esses servidores municipais escolhidos pelo SINTRAM.

O critério desta demanda foi para servidores que têm proventos até R$ 700,00, que viviam de aluguel, tinham terrenos mas não tinham condições de construir. Outros 58 imóveis estão em construção, no Alto do Mateus.

Em Mandacaru, 63 imóveis de taipa e em alvenaria de risco também estão sendo recuperados pela PMJP.

O Governo Municipal também autorizou aos 26 vendedores ambulantes que têm terrenos, a construção de suas casas. Todos os programas são do Governo Federal em parceria com o Governo Municipal.

No Jardim Ester – Na sexta-feira (27),o prefeito Ricardo Coutinho fez a entrega simbólica das chaves de uma das casas ao morador Erinaldo Ferreira de Souza, que representou a população beneficiada com a construção das 39 moradias no bairro de Mandacaru. Também participaram da solenidade, o vice-prefeito Luciano Agra, o deputado Luiz Couto (PT) e secretários municipais.

Além das habitações, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) concluiu obras de pavimentação das principais vias do bairro, saneamento básico das comunidades Porto de João Tota, São Pedro, Vem-Vem, Jardim Mangueira e Jardim Coqueiral.

Para Juliana Vitorino, que morava numa casa de barro que ameaçava cair a qualquer momento, a nova casa simboliza esperança. “Eu morava lá há mais de quatro anos e não acreditava que alguém pudesse me ajudar, estou tão feliz, agradeço ao prefeito Ricardo Coutinho, porque se eu fosse construir, não conseguiria, porque não tenho dinheiro.”, comemorou.

Já a situação de Lúcia de Lima Montenegro também mudou para melhor. Ela vivia à beira da maré e corria risco de ver a casa invadida pela água. “Estava lá, esquecida há nove anos, e ninguém nunca olhou para mim, aí chegou Ricardo e me deu essa casa. Ela é linda, tem dois quartos, sala, cozinha. Antes, a minha cozinha era de barro e só havia um quarto. Estou muito feliz”, comentou sorrindo.

SECOM

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe