A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura continua mapeamento do território de João Pessoa e atualização cartográfica já está em 40%

A Prefeitura de João Pessoa está mapeando, por meio do Consórcio João Pessoa Geo-Sustentável, todo o território do município para atualizar e complementar a base cartográfica digital, o cadastro territorial e implantar os sistemas de informações e Planta Genérica de Valores (PGV). O trabalho, que deve ser concluído até abril de 2023, chegou a 40% da execução, com 100% das áreas urbanas e rurais já identificadas.

Todo o levantamento está sendo feito com base no mapeamento aéreo em infravermelho e escaneamento a laser de alta resolução para mostrar a cidade do alto com extrema precisão. O processo inclui ainda o mapeamento do relevo, das unidades territoriais, infraestrutura e meio ambiente, equipamentos e mobiliários públicos.

Já foram identificados, por exemplo, 16 km² de áreas de ocupação, 91 comunidades, e mais de 7 mil lotes. “Pegamos o modelo digital de terreno e superfície, fizemos a subtração e identificamos a altura no centro do lote. 7.110 lotes foram encontrados distribuídos por toda a cidade. É um estudo embrionário, mas já é uma ideia do que a gente tem na cidade”, destacou Dário Alves, representante do Consórcio. Foi ele quem apresentou o resultado preliminar do estudo.

Toda a massa verde do município também vai ser catalogada. Esse modelo de georreferenciamento é inédito no país e traz para João Pessoa o que há de mais moderno na área. Por meio desse estudo, é possível fazer justiça tributária e responder ao cidadão com mais agilidade. “O cidadão vai ter acesso às informações sobre o seu imóvel, com cadastro atualizado, de forma rápida e sem burocracia”, afirmou Joseuma Barbosa, coordenadora de Fortalecimento da Gestão do Programa João Pessoa Sustentável, que financia toda a ação, orçada em R$ 17 milhões.

Concluído o estudo, todos os dados serão compartilhados com a sociedade, desde o cadastramento imobiliário urbano até o levantamento de toda infraestrutura e serviços públicos do município, como água, estacionamentos, esgoto, iluminação, rede elétrica, coleta de lixo e arborização. O trabalho reforça o compromisso do governo municipal com a transparência pública, melhoramento da gestão e construção de uma cidade inteligente e eficiente.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe