A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitos vão contestar dados do IBGE

Na última quinta-feira (4) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou informações preliminares do Censo Demográfico 2010, com a população residente em cada um dos 5.565 municípios brasileiros neste ano. Alguns municípios tiveram redução no número de habitantes entre os anos de 2000 e 2010. Os gestores pretendem contestar esses dados.

Nesta quarta-feira (10), durante a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Congresso, um encontro com cerca de mil prefeitos para avaliar as dificuldades financeiras e problemas de gestão administrativa, o presidente da CNM ressaltou o resultado do Censo 2010 e falou que vai acarretar a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a essas cidades.

O Censo do IBGE conseguiu fazer o recenseamento de 185.712.713 de pessoas no país. A redução do contingente populacional pode trazer vários prejuízos para a cidade, principalmente no repasse pela União dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, cujo percentual é determinado com base na média populacional.

De acordo com o IBGE, as prefeituras têm até o dia 24 de novembro para apresentar suas avaliações sobre os números divulgados. Em caso de diferença, uma comissão vai avaliar as informações e as possibilidades de alteração. Até agora, o instituto não recebeu nenhuma contestação oficial por parte dos municípios.

O IBGE também informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que durante esse prazo, as equipes de recenseadores continuarão nas ruas e podem retornar aos domicílios habitados, mas onde ninguém foi recenseado porque o morador não foi encontrado. Para agendar a entrevista, a população pode ligar gratuitamente até o dia 24 para 0800 7218181 ou enviar formulário por meio do portal www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. Os resultados da coleta do Censo 2010 podem ser acessados no endereço do instituto www.censo2010.ibge.gov.br. No dia 29 de novembro, será divulgado o resultado final das populações dos municípios.

 

Redação com informações Agência Brasil
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe